
22/10/2025
Ano de publicação: 2024
Autores da publicação: Adriana de Paula Cavalcante Fraga, Ana Coelho, José Agnello Alves Dias de Andrade, Jessica Chryssafidis, Maíra Bombachini Silva, Maria Letícia de Alvarenga Carvalho, Mariana Nicolletti, Nathan Debortoli e Samuel de Mello Pinto.
Órgãos responsáveis: FGV, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e TEEB para Agricultura e Alimentação, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Local de publicação: São Paulo (capital), SP
O estudo de caso da agricultura urbana e periurbana de Osasco-SP buscou identificar e caracterizar os benefícios que as iniciativas de agricultura urbana e periurbana (AUP) proporcionam ao território, além de fornecer um panorama sobre três serviços ecossistêmicos no município relacionados ao microclima, ao solo e a água. A partir de uma metodologia híbrida, que mesclou modelagens biofísicas de serviços ecossistêmicos à escuta atenta das vozes protagonistas de experiências, foi possível identificar e caracterizar o expressivo potencial de contribuição da AUP para o desenvolvimento da cidade. Ao aprofundar o entendimento dos benefícios que a agricultura urbana é capaz de proporcionar às cidades, não somente os desafios que ela enfrenta, mas também as potencialidades que possui em amenizar ou solucionar problemas tipicamente urbanos.