09/02/2026

O verão no hemisfério sul, coincidindo com férias escolares, caracteriza o auge do turismo anual para as cidades litorâneas. A chamada “temporada” pode triplicar a população dos municípios praianos, trazendo muitos visitantes, mas, por outro lado, traz também um acréscimo muito grande de lixo tanto nas ruas como nas praias, além do aumento no consumo de água e da geração de efluentes, o que pode sobrecarregar os serviços públicos e impactar o meio ambiente.

O aumento de resíduos sólidos nas cidades litorâneas durante esse período é um fato recorrente, e políticas públicas de meio ambiente para o enfrentamento deste problema também têm sido implementadas desde 1987, quando a chamada “Operação Praia Limpa” foi a primeira estratégia para sensibilizar banhistas a se atentarem para o lixo que se acumulava nas praias.

Linha do Tempo: Educação Ambiental no Litoral Paulista

1987 1996 1999 a 2003 2008 2018
Surge o Operação Praia Limpa,  criado para promover a conscientização ambiental nas praias e orientar banhistas sobre o descarte irregular de resíduos. As ações dos anos anteriores contribuíram para mudanças no hábito dos frequentadores das praias de São Paulo. A ação de comunicação sobre a importância de não descartar o lixo na areia era parte do projeto agora chamado de  Operação Litoral Vivo. A operação passou a se chamar Verão Limpo. Dentro de 21 projetos estratégicos estabelecidos, foi realizado um mutirão de coleta denominado “Mutirão Mar Limpo” que recolheu lixo flutuante de baías de cidades litorâneas nesse ano.

 

Passou a adotar o nome de Verão no Clima, com forte enfoque na temática “lixo no mar”, alinhada à Década dos Oceanos da UNESCO e à temática das Mudança Climáticas.

 

 

Desde a primeira campanha até a edição de 2025/2026 é possível observar uma evolução significativa ao longo do tempo, com destaque para os seguintes pontos:

  • Forte adesão da gestão municipal, fortalecendo essa política pública de abrangência estadual, mas com impactos diretos para as cidades praianas. Em 2026, o Verão no Clima envolve todos os 15 municípios do litoral paulista e, ainda, a cidade de Cubatão, que fica no coração da Serra do Mar.
  • O crescente envolvimento de instituições parceiras de turismo e comércio, organizações não governamentais e até artistas locais. Em 2026 o Verão no Clima vai promover, além de atividades educativas, shows e outras apresentações culturais para sensibilizar a população para preservação das praias.
  • Viabilidade econômica por meio de parcerias e patrocínio de instituições públicas e privadas para desenvolvimento das ações do Projeto.
  • Diferentes estratégias de educação ambiental para envolvimento de moradores e visitantes na diminuição da geração de lixo nas praias: distribuição de sacolas para guardar resíduos (para posterior descarte correto); promoção de mutirões de limpeza; oficinas educativas; caminhadas e corridas; apresentações artísticas; tendas com atividades lúdicas para crianças.
  • Maior abrangência de temas ambientais: o foco continua sendo a diminuição do acúmulo de lixo nas praias, mas a sensibilização para cuidar desse ambiente abordou também a importância da reciclagem; os impactos do microlixo; o lixo no mar e a “pesca fantasma”; o excesso de plástico e o microplástico; a importância de economizar água; a balneabilidade; e as mudanças climáticas.

Destacando-se como política pública de meio ambiente sustentada ao longo de vários anos, o sucesso da implantação do Projeto Verão no Clima se dá pela estratégia de reunir parceiros e recursos, agregando diversas instituições: prefeituras, empresários, organizações não governamentais e a população local, pactuando ações entre os entes envolvidos a partir da responsabilidade de cada um na geração, descarte e gestão de resíduos. Promove ações que integram educação ambiental, cultura, esporte e lazer, promovendo experiências transformadoras e reforçando boas práticas de preservação do litoral.

O projeto é patrocinado pela Sabesp, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e conta com o apoio da Cetesb, Fundação Florestal, Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP), Circular Brain e prefeituras dos 16 municípios que serão atendidos pelo projeto. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

 

Resumo do Projeto Verão no Clima 2026
16 municípios envolvidos Estratégias de educação ambiental Temas abordados Agenda de atividades do Projeto
  • Itanhaém
  • Ilha Comprida Praia Grande
  • Ubatuba Caraguatatuba
  • São Vicente
  • São Sebastião Bertioga
  • Santos
  • Guarujá Mongaguá
  • Ilhabela Iguape
  • Cananeia Cubatão Peruíbe
 

  • Oficinas educativas, culturais e atividades sustentáveis
  • Corrida e Caminhada
  • Mutirão de limpeza das praias
  • Atrações musicais
  • Lixo no mar e na praia
  • Reciclagem
  • Reaproveitamento e Economia Circular
  • Uso consciente da água
  • Importância do tratamento de esgoto
  • Balneabilidade das praias
 

 

@veraonoclima

 

 

____________________________________________

Texto: Bio Saber Produções
Revisão Técnica e foto: Maria Luiza Gonçalves – DEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – DEA/ SEMIL

 

 

 

Fontes/Saiba mais:

Da Praia Limpa ao Verão no Clima: o que mudou em nossos mares? – https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2019/02/da-praia-limpa-ao-verao-no-clima-o-que-mudou-em-nossos-mares/
Mutirão mar limpo recolhe 1,5 tonelada de lixo do mar  –https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/mutirao-mar-limpo-recolhe-15-tonelada-de-lixo-do-mar
Verão no Clima: Itanhaém abre edição 2025/2026 com educação ambiental e circuito de corrida – https://semil.sp.gov.br/2025/12/verao-no-clima-itanhaem-abre-edicao-2025-2026-com-educacao-ambiental-atracoes-culturais-na-praia-e-a-primeira-etapa-do-maior-circuito-gratuito-de-corridas-do-litoral/
Verão no Clima em Itanhaém: sucesso na estreia da edição 2025/2026https://semil.sp.gov.br/2025/12/verao-no-clima-em-itanhaem-sucesso-na-estreia-da-edicao-2025-2026-com-conscientizacao-ambiental-atracoes-culturais-e-corrida-gratuita/
A Década do Oceano: a ação de todos para salvar um oceano global –https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2025/07/a-decada-do-oceano-a-acao-de-todos-para-salvar-um-oceano-global/