
26/03/2019
A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo lançou em 2015 o Caderno Arborização Urbana integrando o rol de publicações de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
O Caderno de Arborização Urbana contém diretrizes, indicações técnicas e informações sobre as espécies nativas mais adaptadas aos biomas naturais do Estado. Dessa forma tanto o cidadão comum quanto o técnico são capazes de ampliar seus conhecimentos em relação a função das árvores no ecossistema urbano, aprimorando suas ações relativas ao plantio de árvores em áreas urbanas. Por outro lado, tem o propósito de diminuir vícios e conceitos equivocados.
Entendemos que a arborização de uma cidade, assim como a presença de áreas verdes são da mais alta importância para a qualidade de vida da população. Além de absorver ruídos, diminuir o calor do sol, constituir filtro para a purificação do ar, melhorando a condição ambiental, também é responsável pela melhoria paisagística e até a valorização econômica dos imóveis.
A sociedade atual tem se preocupado cada vez mais com as questões ecológicas, mas a importância da arborização urbana ainda é um paradigma. Apesar de todos os benefícios que a arborização nos centros urbanos pode trazer para a população, não se criou a cultura de promover a arborização em vias públicas.
O bom planejamento da arborização urbana por parte do poder público permite a revitalização dos ambientes urbanos, tornando-os mais saudáveis e integrados ao desenho urbanístico das cidades paulistas.
Autor: Secretaria do Meio Ambiente (atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente)
Ano: 2015