18/04/2019

Esta investigação tem como objetivo buscar uma educação ambiental crítica, dialógica e democrática, que potencialize a mudança de hábitos e comportamentos, melhorando a qualidade de vida em nosso planeta. A educação ambiental surge comprometida com a proteção da vida na Terra, reconhecendo o papel central da educação na formação de valor e para a ação social. Partiremos de uma concepção complexa e sistêmica da sustentabilidade, chegando a ideia de sustentabilidade humanista. Na USP, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) lançou em 2013 o Programa de Incentivo à Sustentabilidade da USP, com o intuito de apoiar projetos que tivessem como objetivo a promoção da educação visando à sustentabilidade para construir de forma participativa uma Universidade sustentável, como modelo para a sociedade brasileira. Um dos projetos aprovados, “A ECA e a EACH em união para a sustentabilidade na USP”, criou a disciplina “Educomunicação Socioambiental” no Curso de Educomunicação (ECA/USP), colocando em prática a reflexão sobre os fundamentos e as implicações da Educação Ambiental e produzindo um ecossistema comunicativo capaz de dialogar com as práticas ambientais. Concluiu-se que a Educomunicação Socioambiental tem um grande potencial para desenvolver uma EA eficiente, capaz de transformar hábitos e comportamentos. Ao introduzir o diálogo, empoderando a comunidade e desenvolvendo o protagonismo nos processos de reflexão e produção, ela facilita o intercâmbio de experiências, garantindo uma comunicação participativa e cidadã, capaz de contribuir para a preservação dos recursos naturais.

Autor: Carmen Lúcia Melges Elias Gattás
Ano: 2015
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