22/04/2019

Pesquisa qualitativa sobre como o uso da metodologia projetos de aprendizagem (PA) nas atividades da disciplina de Filosofia (Ensino Médio de um Colégio em Rio Grande, RS) proporcionou a Educação Ambiental (EA). A pesquisa foi desenvolvida durante o Mestrado em EA, na área “EA: Currículo e Formação de Professores”, em torno do problema da ambientalização das atividades da disciplina de Filosofia. Atividades em EA devem problematizar as visões de mundo que integram o conhecimento do meio (sentir), a atividade do pensamento que constrói o conhecimento sobre o ambiente (pensar) e as ações que acompanham esse conhecimento (atuar). Segundo análise realizada, o desenvolvimento dos PA promoveu o “sentir” quando proporcionou uma ampliação na sensibilização dos discentes sobre o meio; promoveu o “pensar” quando viabilizou a construção de conceitos sobre o ambiente e suas interações; e, realizou o “atuar” quando ações efetivas emergiram durante e a partir desse desenvolvimento. Foi possível avaliar a metodologia dos PA como sendo um caminho para a EA.

Autor: ARAUJO, Marcia Santiago de. – FURG
Download da publicação