08/07/2019

Devido a importância da questão, o Governo do Estado de São Paulo criou a Operação Corta Fogo. Como muitas pessoas ainda não se sensibilizaram sobre o risco de queimadas ou balões, por exemplo, esse trabalho é extremamente importante, pois o Corta Fogo não atua apenas apagando focos de incêndio, mas também na prevenção, controle e monitoramento.  

O fogo tem sido utilizado pelo homem como uma importante ferramenta ao longo da história. Até hoje, ainda é usado na limpeza de terrenos e pastagens e para para facilitar a colheita da cana-de-açúcar. A queima controlada é legalmente permitida, desde que autorizada pelo órgão ambiental competente. Contudo, quando foge ao controle do homem e provoca danos, surge o que se chama incêndio. O fogo pode alastrar-se rapidamente por extensas áreas de vegetação em poucas horas, especialmente nos períodos de seca. Por isso, o fogo deve ser empregado somente em último caso e com autorização do órgão ambiental competente. 

Os incêndios florestais prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecerem risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causarem problemas de saúde na população. E estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são causados pelo homem de maneira acidental ou intencional. 

Devido a importância da questão, o Governo do Estado de São Paulo criou a Operação Corta Fogo. O trabalho de controle de queimadas e incêndios florestais ocorre durante o ano todo, com maior atenção nas épocas de renovação de pastagem, de colheitas de cana de açúcar e de soltura de balões. Como muitas pessoas ainda não se sensibilizaram sobre o risco dessas atividades, o Corta Fogo atua também na prevenção, esclarecendo a população sobre os riscos e prejuízos causados pelos incêndios, queimadas e soltura de balões.

No vídeo abaixo, é possível ver como o incêndio causado por um balão em 2013 afetou o Parque Estadual Juquery, na Zona Norte de São Paulo.

Para denunciar queimadas irregulares ou utilização de balões, entre em contato com o Disque Ambiente: 0800 113 560 ou com a Polícia Militar Ambiental: 0800 0555 190.