23/09/2019

Um dos objetivos fundamentais da educação ambiental, segundo a Política Estadual de Educação Ambiental, é a garantia da democratização e a socialização das informações socioambientais. O DataGEO é base de desenvolvimento e divulgação para inúmeras políticas públicas da área ambiental, subsidiando os gestores públicos com informações de forma rápida e fácil, e atingindo o público de forma ampla e irrestrita.

Um dos objetivos fundamentais da educação ambiental, segundo a Política Estadual de Educação Ambiental, é a garantia da democratização e a socialização das informações socioambientais.

E a sociedade atual demanda uma enorme e contínua gama de informações. Não apenas dentro das organizações, sejam elas públicas ou privadas, mas também os cidadãos vêm reconhecendo o valor dos dados reais, confiáveis, disponíveis e sempre atualizados.

O setor público na área de meio ambiente é um exemplo de grande gerador de dados, com o intuito de manter os cidadãos informados de suas ações e decisões. Trata-se de uma tarefa complexa devido à necessidade em atender demanda variadas, vindo dos próprios órgãos públicos em todas as esferas, do poder judiciário, da área da educação, de pesquisadores, de empresas privadas e dos cidadãos. Cada público tem necessidade e nível de conhecimento específico, tornando fundamental a disponibilização da informação de fácil acesso, uniforme e adequada a todos.

O DataGEO – Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de São Paulo foi planejado objetivando suprir a demanda de disponibilização de uma ampla quantidade e variedade de bases de dados geoespaciais correlacionadas com as questões ambientais, de forma simples e desburocratizada.

O Decreto Federal nº 6.666, de 27/11/2008 instituiu a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) que fez parte do arcabouço legal da estruturação do DataGEO. Infraestruturas de dados espaciais são recursos tecnológicos que permitem acesso a grandes volumes de informação, produzidos por diferentes instituições, de forma organizada e padronizada.

Uma infraestrutura de dados espaciais envolve não apenas tecnologia, mas também políticas públicas, padrões, pessoas e atividades necessárias para coletar, organizar, compartilhar, consumir e manter atualizada a informação de interesse geral.

O DataGEO é base de desenvolvimento e divulgação para inúmeras políticas públicas da área ambiental, subsidiando os gestores públicos com informações de forma rápida e fácil, e atingindo o público de forma ampla e irrestrita.

Por sua natureza de disponibilização livre ao público, o DataGEO atende a Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação – LAI em relação às informações geoespaciais ambientais.

A imagem traz um exemplo de informações disponíveis no DataGEO: apresenta os municípios paulistas classificados segundo o Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto da População Urbana em 2018.

Clique aqui para acessar o DataGEO.

Texto: Equipe do Centro de Gerenciamento de Informações – Coordenadoria de Planejamento Ambiental

Notícias relacionadas