Choveu muito, e agora?
No dia 13 de novembro de 2019 aconteceu um bate-papo online e ao vivo sobre a prevenção dos riscos de desastres no período de chuvas..
A Capitão PM Fernanda Rafaela Lourenço de Moraes, Diretora do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil Estadual, e o Pesquisador Científico Cláudio José Ferreira, do Instituto Geológico da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, falaram sobre a Operação Chuvas de Verão, uma ação integrada entre várias instituições que tem o objetivo de prevenir e mitigar os impactos associados aos eventos típicos do período chuvoso.
Foram apresentados os principais impactos decorrentes das chuvas de verão, as oficinas preparatórias para as os agentes públicos e defesa civil municipal, os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) e como a comunidade pode estar envolvida na prevenção e na ocorrência desses impactos.
É uma excelente oportunidade para as prefeituras conhecerem mais e se prepararem melhor para a gestão de risco de alagamentos, e para toda a sociedade entender melhor a prevenção e mitigação dos impactos.
Os internautas contribuíram com perguntas sobre o tema, que foram respondidas ao vivo pelos convidados.
Links citados no vídeo:
– SMS Defesa Civil: 40199. Basta digitar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. O serviço é totalmente gratuito e é possível cadastrar quantos CEPs quiser, desde que se cadastre apenas um CEP por mensagem. – EVENTO INSTITUTO GEOLÓGICO: Evento: XI Seminário Estratégias Para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo |
DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE JABORANDI/SP, PARTICIPARÁ DO EVENTO, APROVEITANDO A OPORTUNIDADES PARA ADQUIRIR EXPERIÊNCIA, TENDO EM VISTA NOVA GESTÃO DO SEU COORDENADOR, HAJA VISTA A FALTA DE INCENTIVO DO PODER PÚBLICO EM CAPACITAR SEUS REPRESENTANTES.
Olá André! Bem vindo ao Portal de Educação Ambiental! Os convidados certamente irão contribuir para esclarecer questões sobre o tema! Esperamos você no Participe! na quarta que vem às 14h00!
Onlinne agora Jaborandi Sp
Olá Andre! Bem-vindo ao Portal de EA e obrigada por estar participando conosco! =o)
Parabéns.
Olá Richard! Obrigada e bem-vindo ao Portal de Educação Ambiental! Aguardamos você no Participe! Até lá!
O Município de Boituva vai estar conectado, vai ser excelente!!!!
Olá Adriana! Bem-vinda ao Portal de EA! Aguardamos vocês no Participe! Até lá!
Município de Lourdes , Vai estar conectado!
Olá Elaine! Bem-vinda ao Portal de EA! Aguardamos vocês no Participe! Até lá!
Infelizmente, o evento coincidirá com a 11ª Reunião do COMDEMA.
Gostaríamos de saber se será gravado e, posteriormente, será disponibilizado no Portal?
Olá Eliana! Bem-vinda ao Portal de EA! Sim, os Participe! são transmitidos ao vivo e, ao final, a gravação fica disponível aqui no Portal!=o) É só acessar o Menu “Participe” e selecionar qual você deseja assistir!
Bom dia!
Infelizmente tenho reunião do CBH – MOGI no mesmo, em Santa Cruz das Palmeiras.
Mas agradeço.
Bom dia, o município de Babosa estará conectado!!
Olá Juliano! Bem-vindo ao Portal de EA e obrigada por estar participando conosco! =o)
Sabemos que temos bastante Bombeiros Civis formados por escolas e academias credenciadas ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, “Eu sou Dele, Formado desde 2015”, como podemos ajudar quando for preciso???
Quanto mais Ajuda Voluntária é melhor para Todos !
Obrigado!
Wagner Teixeira dos Reis – Bombeiro Profissional Civil –
Olá Wagner! Bem-vindo ao Portal de Educação Ambiental e obrigada pela sua contribuição! A Cap Rafaela respondeu sua pergunta ao vivo, falando da importância de voluntários capacitados como você, mas ressaltou a importância de agir conforme essa formação e conforme a estrutura planejada de cada local.
Em pontos de alagamento, qual a melhor alternativa para o condutor .
Qual o link para acompanhar???
Olá Walter! Bem-vindo ao Portal de EA!
O vídeo vai aparecer neste mesmo link e ficará disponível para visualização.
Envie sua pergunta. Participe!
Parabéns pela iniciativa de comentar sobre as Oficinas Preparatórias. Como ocorre a preparação para as oficinas aos colaboradores da Defesa Civil Municipal?
Olá Márcia! Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental! O Cláudio e a Cap Rafaela responderam ao vivo sobre as oficinas!
Carlos Valotta – Granja Viana – Excelente tema ! Parabéns.
Olá Carlos! Bem-vindo ao Portal de EA e obrigada por estar participando conosco! =o)
Enxurrada causa mais acidentes que enchentes ?
Ola, Sou o Alessandro Barbosa da Defesa Civil do municipio de Cerquilho, quero fazer uma pergunta para a A Capitão PM Fernanda Rafaela Lourenço de Moraes, o pluveometro automatico do municipio de Cerquilho que esta instalado na Delegacia parou de funcionar. Entrei em contato como o CEMADEN via e-mail e telefone, porém não obtive retorno positivo.
Gostaria de pedir uma manutenção para o nosso aparelho, como faço?
Tenho mapeamento de riscos e estou monitorando os locais.
A dificuldade que tenho é convênios com o Govermo. A Defesa Civil dispõem de estruturas para pontes e a necessidade do Município é a capitação de águas fluviais para minimizar os alagamentos e ocorrência erosivas.
Quem mora em área de risco , como se proteger , onde ligar , como ficar atento a prevenção a chuvas de verão.
Ituverava – SP presente!
Parabéns pela iniciativa e pelo tema, de grande importância, abordado.
Olá Lucas! Bem-vindo ao Portal de EA e obrigada por estar participando conosco! =o)
Normalmente os alagamentos são sempre nos mesmos pontos (Corregos com Casas/Barracos – Exemplo: Pantanal Na Zona Leste), o que podem fazer por essas pessoas ???
Olá Wagner !Bem-vindo ao Portal de Educação Ambiental e obrigada por sua participação! O Pesquisador Cláudio Ferreira observou que, com relação às áreas que já sabemos que vai acontecer, pelas características das áreas, temos como opções mitigar os impactos (exemplo – com compotas, piscinões) e conviver com o risco periodicamente… Ou a segunda opção seria, como o exemplo do Jardim Pantanal, o planejamento adequado de ocupação da área, como ocorre com o Pq Ecológico do Tietê, já que é uma área que sempre irá inundar.
Boa Tarde, Sou Agente de defesa civil de Cajati e estou assistindo! Parabéns pela iniciativa.
Já estamos alguns dias com chuva, com picos de 25 mm e 1 mm , embora não estejamos ainda no PPDC já estamos monitorando as áreas que temos no município. O solo está muito encharcado, minha duvida é: embora não tenha tido 3 dias consecutivos de chuvas que atinja 60 mm , as áreas de deslizamento podem trazer riscos?
Olá Leonice, bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental e obrigada por sua participação! Sua pergunta foi respondida ao vivo, e a Cap Rafaela esclareceu que, mesmo não estando iniciado o PPDC (oficialmente inicia-se no dia 1º de dezembro), o município pode inserir no SIDEC (Sistema Integrado de Defesa Civil) os acumulados diariamente essas informações.
O Pesq Claudio destacou que a tecnologia (redes telemétricas e pluviômetros) está permitindo entender cada vez mais a dinâmica dos escorregamentos, e alertou para para estar atenta às chuvas horárias…por exemplo , se a chuva foi muito intensa em um período de uma hora, acumulando 50mm em um período curto de tempo, podem sim ocorrer deslizamentos, mesmo que os níveis críticos de acumulados em 3 dias não tenham sido alcançados.
Excelente Iniciativa! Gostaria de saber como a Educação Ambiental contribuí para a percepção de Risco? Existe algum instrumento no âmbito Estadual para o ensino de Prevenção de Risco na rede de ensino? Grato!
Olá Daniel! Bem-vindo ao Portal de Educação Ambiental e obrigada por sua contribuição! Sua pergunta foi respondida ao vivo pelos convidados, destacando a existência de um Programa de Prevenção de Riscos de Desastres no ensino formal, envolvendo a Secretaria de Estado da Educação!
Qual a melhor forma de alerta para passar as informações/alerta da defesa civil?
Olá Ricardo! Bem vindo ao Portal de Educação Ambiental! A Cap. Rafaela informou que para receber informações da defesa civil basta enviar o CEP da região que você gostaria de receber informações por SMS para 40199, o SMS da Defesa Civil. Lembrando que deve ser cadastrado um CEP por mensagem enviada.
Moro em uma área com riscos de deslizamentos o que devo fazer quando começar as chuvas intensas, o que devo observar no ponto de vista da defesa civil e se tem alguma forma de entrar em contato com vcs?
Moro em uma área de risco e quando chove muito o que devo fazer e para quem ligar da defesa civil?
Parabéns todos
Excelente Iniciativa!
Defesa Civil de Bebedouro acompanhando o curso e preparado algumas implementações a serem executada que foram abordados. Temos vários pontos de enxurrada temporário e estamos sempre monitorando. Temos vários pluviômetros automáticos e manuais pela cidade.
Olá Márcio! Bem vindo ao Portal de Educação Ambiental e obrigada por sua participação! Que bacana a estrutura que vocês já dispõem! Esperamos que essa edição do Participe! tenha colaborado com as ações a serem implementadas!
Vim a pouco tempo da Bahia e moro em uma área ingreme, quais são os sinais que devo observar?
Obrigado por as Repostas !!!!!
Parabéns a Todos !
Olá Wagner! Obrigada por participar conosco! =o)
Evento: XI Seminário Estratégias Para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo
Data: 03/12
Horário: 08h30 às 16h00
Local: Auditório Augusto Ruchi, CETESB
Endereço: Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345
Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
Programação Preliminar: http://bit.ly/2q53bxx
Inscrições: http://bit.ly/36HOUax
Infelizmente não foi possível participar , então eu gostaria de saber se haverá novo evento.
Olá Ana Maria! Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental!
O vídeo fica disponível para que você consiga acessar a gravação da transmissão on line, é só clicar no vídeo aqui em cima!
Fernanda minha pupila! Dei aula para ela no ensino médio! Orgulho!
muito bom a fala sobre os voluntários
COMO OBITER O CURSO PARA OS PROFESSORES SOU COORDENADOR DE DEFESA CIVIL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJATI SP