
29/06/2020
O capital humano é o maior patrimônio da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e sua atualização requer um esforço continuado de formação e aperfeiçoamento. As ações de capacitação profissional estão previstas nas atribuições da empresa desde sua criação, em 1968.
Com o objetivo de fortalecer ainda mais essa atividade, foi criada em 2013 a Escola Superior da Cetesb – ESC, com a finalidade de propiciar a construção e a transferência dos conhecimentos desenvolvidos e consolidados de suas competências e exercício de suas atividades, visando ao fortalecimento da atuação profissional na área de meio ambiente. As instalações da área de cursos foram ampliadas e remodeladas e receberam equipamentos modernos, que oferecem a professores e alunos melhores condições de ensino e aprendizagem.
Em 2015, Escola Superior da Cetesb foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, como instituição destinada ao aperfeiçoamento profissional de pessoal graduado em nível superior. Também foi autorizada a realização do curso de especialização lato sensu “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”, com carga horária de 450 horas e 16 disciplinas. A primeira turma deste curso teve início em 2016 e para o início de 2021 está prevista a quinta .
Anualmente, a Escola Superior da Cetesb oferece uma extensa lista de cursos para o público externo, além de atuar em parceria com entidades públicas e privadas para melhorar o desempenho de profissionais em sua relação com o meio ambiente e fortalecer políticas públicas ambientais. Para a Companhia, transferir conhecimento à sociedade é fundamental. A construção do desenvolvimento sustentável é responsabilidade de todos e requer formação e habilidades.
Desempenho da Escola Superior da Cetesb ao longo dos anos
Nesse sentido, a Escola Superior é responsável pela programação de cursos e Treinamentos Práticos Especializados (TPEs), ministrados por especialistas do corpo técnico da própria Cetesb e por professores convidados, que se constituem em um amplo programa de aperfeiçoamento e atualização profissional, objetivando disseminar na sociedade os conhecimentos, os instrumentos, os procedimentos e as técnicas para o diagnóstico, a gestão, a qualidade, o licenciamento e a legislação da área ambiental.
O público-alvo é formado por profissionais de indústrias, comércios e serviços, empresas de engenharia e consultoria, companhias de saneamento e órgãos de meio ambiente, instituições de ensino e pesquisa, prefeituras, secretarias e demais órgãos públicos, associações e entidades representativas e demais interessados, com atuação e/ou interface na temática ambiental.
O principal desafio da Escola Superior da Cetesb é avançar na formatação e uso de ferramentas de Ensino à Distância. A Escola já conta com um portal baseado no software Moodle, onde estão cursos desenvolvidos e dirigidos aos funcionários da empresa, com destaque para os temas: segurança no trabalho e código de ética e integridade. Também encontra-se disponível uma sala de webconferência para a disseminação de informações e procedimentos técnicos, que apoiam os diversos sistemas utilizados pela Cetesb, como o licenciamento ambiental e a gestão da qualidade laboratorial. O próximo passo será dotar o auditório “Francisco Thomaz van Acker” com sistema de streaming, ampliando assim as possibilidades de difusão do conhecimento.
Além disso, a Escola Superior conta com a Biblioteca “Prof. Dr. Lucas Nogueira Garcez” ) e um acervo técnico especializado na temática ambiental e ciências afins, cuja missão é permitir a acessibilidade da informação em qualquer suporte ao público interessado.
Em virtude da Pandemia de COVID-19, os cursos foram adiados, mas é possível conhecer as temáticas abordadas na Agenda 2020 da Escola Superior e aguardar as novas datas, que oportunamente serão divulgadas no site.
TEXTO: Tânia Gasi – Divisão de Gestão do Conhecimento/Cetesb
Edição: Rachel Azzari – CEA/SIMA
Revisão: Luly Zonta – ACOM/SIMA