21/01/2021

O Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Estado de São Paulo (PEMALM) foi desenvolvido, a partir de uma parceria entre o Fundo Brasileiro para a biodiversidade (FUNBIO), a Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, no
âmbito do Instituto de Estudos Avançados e do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Embaixada da Noruega.

A iniciativa visa combinar conhecimento, engajamento e interação de atores-chave para criar uma base de informações qualificadas e capital institucional para monitorar e avaliar o problema do lixo no mar no estado de São Paulo. Para isso, buscou-se construir um canal participativo e eficaz de comunicação entre ciência e gestão, agregando oportunidades de aprendizado coletivo e mobilização de atores sociais, fomento a parcerias e facilitação de um processo de sistematização de informações a longo prazo. Em especial, o PEMALM pretende identificar indicadores passíveis de contribuir para o entendimento e acompanhamento desse importante problema ambiental, tanto na escala do estado de São Paulo, quanto alimentando bancos de dados internacionais que visem criar uma visão global desse tema.

A publicação deste plano consolida um esforço coletivo de diversos setores da sociedade para responder à necessidade de se compreender o problema do lixo no mar no estado para então buscar formas de combatê-lo.

Ano: 2021

Organização: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e instituições parceiras

Download da Publicação