
04/04/2025
A data foi lançada por organizações holandesas, como uma forma de ajudar a diminuir o número de animais abandonados. Apesar de não ser uma data oficial, diversas organizações ao redor do mundo aproveitam para chamar a atenção para os cerca de 600 milhões de animais de rua do planeta.
Cães e gatos de rua não fizeram essa escolha. Eles foram abandonados pelos donos, nasceram nas ruas ou simplesmente se perderam. Frequentemente, ficam mal alimentados, sofrem de calor ou frio extremo, contraem inúmeras doenças, sofrem acidentes e até maus tratos. São perseguidos por pessoas hostis e violentas. Eles não criaram sua situação, mas têm que viver com ela ou, como é mais comum, irão morrer com ela.
É importante lembrar, também, que, além de sofrerem todos esses problemas, os animais domésticos abandonados também podem interferir diretamente no equilíbrio do ecossistema que ocupam. À procura de comida, muitos desses gatos e cachorros podem caçar animais silvestres em áreas protegidas.
Além disso, eles não são vacinados contra a raiva e outras doenças transmissíveis, o que os torna transmissores potenciais de vírus, representando um perigo para a vida selvagem e, até mesmo, para o ser humano.
Para saber mais, veja o Participe! Convivência entre humanos, animais domésticos e animais silvestres: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/videos/convivencia-entre-humanos-animais-domesticos-e-animais-silvestres/
Guarda responsável
Quando se compra ou se adota um animal de estimação, assume-se a responsabilidade por toda a vida deste animal e deve-se estar atento aos deveres que isso exige. Isto é a guarda responsável.
Antes de se decidir ter um animal de estimação, alguns pontos devem ser avaliados, como o tempo de vida médio deste tipo de animal, características físicas e comportamentais, espaço físico necessário, condições econômicas para prover alimentação e assistência médica veterinária adequada, tempo disponível para convívio com este animal e manutenção das condições sanitárias do local onde o animal reside.
Promover campanhas de adoção, apoiar organizações não governamentais que acolhem animais abandonados ou mesmo optar pela adoção de um animal são atos de amor e cidadania, que ainda colaboram para a qualidade do meio ambiente e para a saúde humana.
Compartilhe aqui se já adotou algum animal e que ação pode colocar em prática para ajudar nessa causa e fazer parte desta CelebrAção!
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – DEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – DEA/ SEMIL
Política pública de castração ineficiente ONG que alegam super lotação e pedindo ajuda e verba e povo que pega nas feiras de animais e abandono a própria sorte, qual a solução
Pois é Fernando…! Temos na nossa sociedade esse grande desafio, o abandono de animais… Mas se me permite rascunhar um caminho, a educação ambiental para que a população possa compreender os danos para os animais, os impactos para o meio ambiente e para a saúde pública seria o primeiro passo para a solução. Do contrário, o cenário fica parecido com o que você descreveu mesmo… :o/ Vamos juntos nas ações de educação ambiental nesta causa?! Um abraço!!
Congratulations on your website. I really liked what I saw.
Good way of telling, and nice paragraph
to get facts concerning my presentation subject matter, which i am going to present in school.
Hello, Wesley! Welcome to Portal de Educação Ambiental! We´re glad we could help you in your presentation! Stray animals are an important issue for discussion by society.
Todos os bairros deveriam ter uma Zoonose para acolher, vacinar, castrar os abandonados e também dar suporte gratuito, castração, vacinação, para os animais de tutores ,(pais) sem condições. E ter um SOS , um SAMUCÃO, para socorrer, resgatar animais. Poxa, estamos na mais rica cidade da América Latina e nada é feito de real para essas criaturas de quatro patas, nossos irmãos de Deus ? Dinheiro é mandado para certas ONGs mas não investigam se estão usando corretamente, se realmente estão fazendo o que deve ser feito. Por favor, deve ter mais campanhas, divulgações sobre este assunto. Vamos, nossos animaizinhos merecem todo Amor
O abandono de animais é um problema que cresce de forma assustadora em nosso país. Seja nas capitais ou nos municípios de forma geral. E, isso é visto como algo natural pela maioria das pessoas.
Nesse sentido, torna se emergente trabalhar essa problemática nas escolas, para sensibilizar as pessoas desde os seus primeiros passos. Uma vez que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã.
Prezada Srª Maria de Nazaré,
Agradecemos muito a sua participação.
Realmente, o abandono de animais é um grave problema e a educaçã ambiental, realizada com todos os públicos, é o primeiro passo para a solução.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidá-la a conhecer um artigo publicado recentemente sobre o tema e a compartilhar essa importante informação.
Muito obrigada!
Segue link do artigo: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2023/05/guarda-responsavel-e-bem-estar-de-caes-e-gatos-saiba-como-ser-um-tutor-responsavel/
Uma vez apareceu um gato aqui perto de casa eu pensei que ele tava perdido pois ele tava rondando a rua da minha casa pôr uns dias até que a dona dele apareceu e resgatou o animal ele é muito bonzinho sempre se enrolava em volta das minhas pernas mais eu e minha mãe tavamos cuidando bem dele dando ração e água nunca cuidei de gato sempre tive cachorro mais gato foi a primeira vez.
Olá, Fagner! Como vai?
Que história bacana! Muito obrigada por compartilhar conosco!
Ficamos felizes pelo gatinho ter encontrado sua tutora!
Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo a participar da nossa comunidade no WhatsApp, para você ficar pir dentro de todas as novidades do Portal de Educação Ambiental:
https://chat.whatsapp.com/KGBMPgZ4DHQ5JxPHTkOz9u
A equipe do Portal de Educação Ambiental agradece a sua participação.