O Museu Botânico “Dr. João Barbosa Rodrigues”, foi idealizado por Frederico Carlos Hoehne e inaugurado em 1942, por ocasião do centenário de nascimento de Barbosa Rodrigues, naturalista de grande expressão para a botânica brasileira, ele é equipamento didático e de divulgação científica que compõe o eixo de visitação do Jardim Botânico de São Paulo (JBSP), localizado dentro do PEFI- Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

Tem como missão divulgar o conhecimento histórico-científico das plantas e promover reflexões sobre a importância da conservação da biodiversidade. Sua exposição original era formada por vitrines parietais, composta por 1.330 quadros, trazidos do acervo mobiliário do Instituto Butantã, uma das instituições que abrigou a coleção botânica do estado de São Paulo, que posteriormente originou o Jardim Botânico de São Paulo (JBSP) e Instituto de Botânica (IBt). Nessas vitrines ficavam expostas exsicatas de plantas com alto valor histórico, cultural e científico, que retratavam a vegetação paulista no final do século XIX e ao longo do século XX. Essa coleção permaneceu exposta até 1992, quando parte foi incorporada à coleção científica do Herbário do IBt e parte continua exposta até o presente, retratando não só a flora paulista como também a configuração original do Museu.

Modernizada em 2020, foram incorporados elementos interativos na exposição para que o público conheça a história e entenda a importância das pesquisas de botânica e como elas estão presentes em nosso cotidiano.

 

O edifício sede do Museu, bem como o Jardim Botânico são tombados pelo CONDEPHAAT e se localizam na Zona Sudoeste da cidade de São Paulo, próximo à divisa dos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo.

 

Localização: Jardim Botânico de São Paulo – Parque Estadual Fontes do Ipiranga.

Endereço: Av. Miguel Estéfano, 3687 – CEP 04301-902 – Água Funda – São Paulo – SP

Visitação:

De terça a domingo e feriados (incluindo feriados que caem na segunda-feira), das 9h às 17h. Quarta-feira de Cinzas aberto a partir das 12h. Fechado: sexta-feira santa, 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Ingresso (para acesso ao Jardim Botânico) Estudante: R$ 5,00, Público em geral: R$ 10,00.

Isenção de taxas: A isenção dos valores de ingresso é regida pela Resolução SMA – 43 de 31 de maio de 2017. Podem requerer isenção Escolas Públicas, Creches e Entidades Assistenciais sem fins lucrativos, mediante ofício, justificando o pedido. A isenção será concedida após avaliação.

Contato:

Fone: (11) 5067 6219 e (11) 5067 6220

E-mail: faleconosco@ibot.gov.

Durante a vigência da quarentena para combater a epidemia do Covid-19 os museus e centro de memória estarão fechados para atendimento presencial ao público, em cumprimento ao disposto nos Decretos Estaduais nº 64.862/20 e nº 64.864/20, que dispõem de medidas emergenciais de prevenção de contágio.

 

 

Informações sobre a atividade

  • Data:
    1 março, 2021 a 1 março, 2022 Ocorre em:
    DomingoSegundaTerça
    QuartaQuintaSexta
  • Horário:
    9h00 às 17h00

MAIS EVENTOS

Imagem Ta na Midia 1

1ª Semana da Arvore e do Rio Tietê

O Museu Botânico “Dr. João Barbosa Rodrigues”, foi idealizado por Frederico Carlos Hoehne e inaugurado em 1942, por ocasião do...