Em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, a Fundação Florestal com apoio da Prefeitura Municipal de Iguape, irá realizar a VI Expo Ambiente 2024. Trata-se de um evento dinâmico com várias exposições, venda de produtos regionais e apresentações. É uma iniciativa para promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável na região de Iguape. O evento desempenha um papel crucial na educação e na mobilização das comunidades locais para questões ambientais. Visa promover a educação ambiental, por meio de exposições temáticas e atividades lúdicas e interativas, bem como a participação de grupos locais, envolvendo pessoas de todas as idades. Ao desmistificar conceitos equivocados sobre o meio ambiente e destacar a importância dos recursos naturais, a Expo Ambiente 2024 pode inspirar uma maior apreciação e respeito pelo ambiente natural. Proporcionando uma integração com os órgãos públicos, instituições da região e a população em geral.
Unidades de Conservação: APA Ilha Comprida, APA-Marinha Litoral Sul, ARIE-GUARÁ e ARIE-SVS-APAIC, EE Chauás, EE Juréia-Itatins, PE Campina do Encantado, PE Ilha do Cardoso, PE Prelado, PE Itinguçu, RVS Guararitama, RDS Barra do Una, RDS-Despraiado, PE-Lagamar de Cananéia, RDS-Itapanhapima, RESEX-Ilha do Tumba e Taquari.
Parceiros: Prefeituras de Iguape e Ilha Comprida, Escola Técnica Paula Souza de Iguape, Sociedade de Pesquisa e Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) de Curitiba, Comitê de Bacias Hidrográficas do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH) de Registro, Instituto de Pesquisa de Cananéia (IPEC) de Cananéia, Policia Militar Ambiental de Iguape, SABESP de Registro/Iguape, Colônia de Pesca de Iguape, Coordenadoria de Agricultura Assistência Técnica Integral (CATI) de Registro/Iguape, Corpo de Bombeiros de Registro, Ong Crescer para o Futuro de Ilha Comprida, Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis (COOPERAFLORESTA), UNESP-Campus de Registro, Vigilância Sanitária de Iguape, Associação Itimirim produtores rurais de Iguape, Aldeia Indígena Jejy-ty de Iguape, ITESP (Comunidade quilombola) de Eldorado/Registro, Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO/USP), Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo de Santos, Associações dos Meliponários (ACAN) de Jacupiranga, Fábrica da Cultural de Iguape, Projeto Monitor Ambiental Mirim (PAAM) de Iguape, Legado das Águas/Reserva Votorantim, Escoteiros Guará Vermelho de
Ilha Comprida, Desbravadores da Igreja Adventista de Iguape, Comunidade Católica do São Benedito de Iguape, Associação de Mineradores do Vale do Ribeira de Registro (AMAVALE) e Cooperativa da Agricultura Familiar de Sete Barras (COOPAFASB).
ATRAÇÕES: Musical e dança da Comunidade Indígena de Iguape, apresentação da Banda Municipal de Iguape “Aquilino Jarbas de Carvalho” e apresentação musical do Professor Valmir Cavalheiro da Escola Técnica Paula Souza de Iguape.
Público Alvo: Aproximadamente 3.500 pessoas, entre professores e alunos do Ensino Fundamental I e II, e ensino médio das escolas públicas municipais e estaduais, e da APAE, dos municípios de Iguape e Ilha Comprida; alunos e professores de escolas privadas de Iguape e o público em geral.
Desenvolvimento:
O evento irá contar com 41 (quarenta e uma) tendas temáticas, exposições, palestras e atividades educativas. Cada tenda temática irá oferecer uma oportunidade única para as instituições locais compartilharem seu trabalho e suas realizações em questões socioambientais específicas, ao mesmo tempo em que incentivam o envolvimento da comunidade. Os temas a serem abordados são: Gestão de Resíduos Sólidos e a Coleta Seletiva, circuito amigo do papagaio – Amazona brasiliensis (papagaio-de-cara-roxa), atividade pesqueira através dos tempos, remanescentes das comunidades dos Quilombos, combate ao Aedes Aegypti, sistemas agroflorestais, Kit água: Vale do Ribeira e seus encantos…Passeando pelo Rio Ribeira, demonstração do sistema de captação, tratamento e distribuição de água, cultura e economia criativa, lixo no mar: “Esse lixo é seu?, conhecendo a restinga através de trilhas, reciclagem e meio ambiente, exposição sobre a fauna marinha da região, tipos de areia e agricultura familiar.
A Fundação Florestal irá abordar os seguintes temas: Unidades de Conservação e sua importância, Mergulho nos Ecossistemas Costeiros, programa Abelhas Nativas do Estado de São Paulo, Monitoramento de Biodiversidade, PSA – Mar sem Lixo. Atividades lúdicas: Continue a Nadar e Descobrindo o Fundo do Mar
Ao promover a importância do equilíbrio entre o homem e a natureza, a Expo Ambiente desempenha um papel crucial em inspirar mudanças de comportamento e atitudes em direção a um futuro mais sustentável e harmonioso. Além disso, a venda de produtos regionais pode ajudar a promover a economia local e incentivar práticas sustentáveis de produção.
Informações sobre a atividade
-
Data:
5 junho, 2024 Ocorre em:
Quarta -
Horário:
8h00 às 17h00
