
12/03/2019
3° Diálogos de EA – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Realizado em novembro de 2015, a terceira edição da série “Diálogos de Educação Ambiental” teve a temática da Educação Ambiental e a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A escolha do tema estava relacionada à responsabilidade da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) em liderar a elaboração do Programa de Educação Ambiental para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, previsto no Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/2015).
O objetivo do encontro era convidar os técnicos do Sistema Ambiental Paulista para refletir e debater sobre os desafios e possibilidades da educação ambiental no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos e compreender as possibilidades de contribuição da EA para a efetivação do PERS no Estado de São Paulo.
Gil Scatena, diretor na CPLA, falou sobre o processo de elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, desde 2006, com o envolvimento de diversos órgãos do Estado de São Paulo.
A sra. Elizabeth Grimberg, Coordenadora da Área de Resíduos do Instituto Pólis, falou sobre a responsabilidade compartilhada entre poder público e a população pela produção e gestão de resíduos sólidos. Mas alerta sobre a necessidade da responsabilização do setor produtivo.
O professor Philippe Pomier Layrargues (Universidade Nacional de Brasília) falou sobre as origens históricas do consumismo e sua relação com o aumento da produção de lixo. Segundo ele, uma educação ambiental pragmática deveria abordar o tema a partir da produção, e não apenas sobre o descarte. Como desdobramento das reflexões despertadas no encontro, Layrargues escreveu o ensaio “Políticas de Gestão e Educação Ambiental para Resíduos Sólidos na economia de mercado: a obsolescência Planejada e os limites da Sustentabilidade no capitalismo”, que recebeu Menção Honrosa no XIII Concurso Internacional “Pensar a Contracorriente”, em 2016.
A educadora Nina Orlon, Arquiteta e Urbanista, membro da do GT de Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo e Representante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODS).
Após as exposições e debates, foram realizadas “Rodas de Conversas” com o propósito de promover entendimento coletivo sobre o papel da EA na Gestão de Resíduos Sólidos e colher sugestões para a construção do Programa a partir de quatro perguntas norteadoras. As contribuições dos grupos foram digitalizadas e podem ser acessadas abaixo.
Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo: Processo de elaboração – Gil Scatena
Implementação da PNRS: Responsabilidade Compartilhada e Controle Social – Elizabeth Grimberg
Educação Ambiental Crítica e a Política Nacional de Resíduos Sólidos: o que fazer com a propaganda do consumismo e a obsolescência planejada? – Prof. Philippe Pomier Layrargues
Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos: construção coletiva de propostas no Município de São Paulo – Nina Orlow