23/05/2019

A Educação Ambiental que tem como base o questionamento sobre as relações entre ser humano e ambiente, e entre os próprios seres humanos, traz uma revisão da práxis e  um re-posicionar-se sobre questões e problemas presentes no cotidiano. Revisão esta que promove uma reflexão sobre o distanciamento entre teoria e prática quando não há um aprofundamento dos seus princípios. O presente trabalho propôs analisar qualitativamente a relação entre teoria e prática em projetos de Educação Ambiental, na procura por se estabelecer o grau de relação existente entre estes dois campos. A análise baseou-se na adoção de seis conceitos relacionados à Educação Ambiental, sendo eles: autonomia, complexidade, representação social, interdisciplinaridade, diálogo e criticidade. Com base no estudo destes conceitos foram estabelecidos parâmetros que permitiram identificar as maneiras com que cada conceito era concretizado nas práticas dos projetos analisados. A busca por se realizar uma análise qualitativa sobre o desenvolvimento dos projetos de Educação Ambiental, promoveu o encontro do que seria a essência de cada conceito utilizado. Desta forma, a relação estabelecida entre prática e teoria nos projetos analisados apresentou uma classificação das formas de Educação Ambiental desenvolvidas em cada projeto/atividade, como também uma análise da proximidade ou distanciamento sobre o que foi inicialmente proposto nos projetos e do que foi efetivamente desenvolvido.

Autores: 
Luiz Vasconcelos da Silva Filho (UFPR – Curitiba)
Paula Espindola Mielke (UNESP – Rio Claro)
Sandro Tonso (CESET/UNICAMP)

Ano: 2008
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