Plano de Aula
  • Conteúdo principal: apresenta a relevância do Tietê para a navegação, agricultura, abastecimento, energia elétrica e bem-estar.
  • Mensagem central: o rio é vital para o desenvolvimento econômico e social do estado de São Paulo.
  • Exploração em sala: destacar como os rios não são apenas elementos naturais, mas também sustentam a vida cotidiana e a economia.

 

A importância do Rio Tietê

O primeiro cartaz apresenta o Tietê como um rio multifuncional. Ele é fonte de abastecimento de água, garante irrigação para a agricultura, contribui para a produção de energia elétrica, por meio das hidrelétricas, possibilita o transporte hidroviário de cargas e ainda oferece, em alguns pontos, espaços de lazer, por meio de parques lineares e áreas de turismo. A mensagem central é mostrar que o rio não é apenas um elemento natural, mas um recurso estratégico para o desenvolvimento do estado.

A partir desse cartaz, pode-se trabalhar a ideia de que os rios são bens comuns, cujo valor vai muito além da dimensão estética ou paisagística: eles sustentam atividades econômicas, sociais e culturais. É importante incentivar os estudantes a reconhecerem como o rio também está presente em seu cotidiano, mesmo que de forma indireta, por meio da água tratada, da energia elétrica ou dos alimentos que consomem.

 

Roteiro de Perguntas Norteadoras

Para guiar a análise em sala, sugere-se utilizar questões como:

Importância:

    1. De que formas o Rio Tietê contribui para a vida da população paulista?
    2. Vocês conseguem relacionar o rio a situações do cotidiano (abastecimento, energia, alimentos, lazer, transporte)?

 

Atividade Prática

Após a análise e discussão dos cartazes e das questões norteadoras, os estudantes deverão colocar em prática os conhecimentos adquiridos, elaborando uma proposta de comunicação socioambiental. A atividade consiste na criação individual ou coletiva de um novo cartaz ou campanha de conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos, tomando como referência os aprendizados sobre o Rio Tietê e o contexto local.

Sugere-se uma roda de conversa, na qual os estudantes deverão identificar os principais rios, córregos, nascentes ou reservatórios do município em que vivem e identificar quais problemas ambientais afetam esses corpos d’água — como poluição, descarte irregular de resíduos, desmatamento das margens ou desperdício de água.

Com base nesse diagnóstico, os grupos criarão cartazes que abordem os problemas locais e favoreçam a sensibilização e mobilização social. O foco da produção deve ser o papel da comunidade na preservação da água. Recomenda-se que os estudantes articulem tanto os problemas quanto as soluções possíveis, destacando atitudes individuais e coletivas que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental. É importante que os estudantes percebam que a comunicação ambiental é uma ferramenta de transformação social e que seus materiais podem inspirar ações concretas na comunidade.

Concluída a elaboração, as produções deverão ser socializadas com a comunidade escolar.

 

Fechamento
Como finalização do projeto, após a produção dos estudantes, sugere-se a realização de uma roda de conversa sobre os aprendizados adquiridos seguindo algumas questões norteadoras como: 

  • O que aprendemos com a história e os desafios do Rio Tietê, que podemos aplicar ao nosso município?
  • Se tivéssemos que criar uma campanha de sensibilização e mobilização para nossa cidade, qual seria o foco principal?

Portal de Educação Ambiental

No Portal de Educação Ambiental, da Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, você encontra mais conteúdos sobre o Rio Tietê, para aprofundar os conhecimentos, sensibilizar os estudantes sobre a importância de cuidarmos dos nossos recursos naturais e incentivar o protagonismo deles na conscientização ambiental, em seus lugares de vivência.

 

 

A seguir, indicamos mais algumas referências para a construção de uma proposta didática sobre a preservação dos rios.

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

 

 

 

____________________________________________

 

Plano de aula: Lara Chacon – DEA/SEMIL