
| Plano de Aula |
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| A importância do Rio Tietê |
O primeiro cartaz apresenta o Tietê como um rio multifuncional. Ele é fonte de abastecimento de água, garante irrigação para a agricultura, contribui para a produção de energia elétrica, por meio das hidrelétricas, possibilita o transporte hidroviário de cargas e ainda oferece, em alguns pontos, espaços de lazer, por meio de parques lineares e áreas de turismo. A mensagem central é mostrar que o rio não é apenas um elemento natural, mas um recurso estratégico para o desenvolvimento do estado.
A partir desse cartaz, pode-se trabalhar a ideia de que os rios são bens comuns, cujo valor vai muito além da dimensão estética ou paisagística: eles sustentam atividades econômicas, sociais e culturais. É importante incentivar os estudantes a reconhecerem como o rio também está presente em seu cotidiano, mesmo que de forma indireta, por meio da água tratada, da energia elétrica ou dos alimentos que consomem.
| Roteiro de Perguntas Norteadoras |
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Para guiar a análise em sala, sugere-se utilizar questões como: Importância:
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| Atividade Prática |
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Após a análise e discussão dos cartazes e das questões norteadoras, os estudantes deverão colocar em prática os conhecimentos adquiridos, elaborando uma proposta de comunicação socioambiental. A atividade consiste na criação individual ou coletiva de um novo cartaz ou campanha de conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos, tomando como referência os aprendizados sobre o Rio Tietê e o contexto local. Sugere-se uma roda de conversa, na qual os estudantes deverão identificar os principais rios, córregos, nascentes ou reservatórios do município em que vivem e identificar quais problemas ambientais afetam esses corpos d’água — como poluição, descarte irregular de resíduos, desmatamento das margens ou desperdício de água. Com base nesse diagnóstico, os grupos criarão cartazes que abordem os problemas locais e favoreçam a sensibilização e mobilização social. O foco da produção deve ser o papel da comunidade na preservação da água. Recomenda-se que os estudantes articulem tanto os problemas quanto as soluções possíveis, destacando atitudes individuais e coletivas que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental. É importante que os estudantes percebam que a comunicação ambiental é uma ferramenta de transformação social e que seus materiais podem inspirar ações concretas na comunidade. Concluída a elaboração, as produções deverão ser socializadas com a comunidade escolar. |
| Fechamento |
Como finalização do projeto, após a produção dos estudantes, sugere-se a realização de uma roda de conversa sobre os aprendizados adquiridos seguindo algumas questões norteadoras como:
Portal de Educação Ambiental No Portal de Educação Ambiental, da Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, você encontra mais conteúdos sobre o Rio Tietê, para aprofundar os conhecimentos, sensibilizar os estudantes sobre a importância de cuidarmos dos nossos recursos naturais e incentivar o protagonismo deles na conscientização ambiental, em seus lugares de vivência.
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A seguir, indicamos mais algumas referências para a construção de uma proposta didática sobre a preservação dos rios.
- https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-08/despoluir-rios-urbanos-nao-depende-so-de-investimento-diz-professor
- https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151118_vert_earth_tamisa_fd
- https://www.spaguas.sp.gov.br/site/tiete/#:~:text=O%20Tiet%C3%AA%20%C3%A9%20um%20curso,ap%C3%B3s%20banhar%2062%20munic%C3%ADpios%20paulistas.
- https://jornal.usp.br/radio-usp/despoluicao-de-rios-urbanos-passa-pela-identificacao-da-principal-fonte-poluidora/
- https://ava.ana.gov.br/#/
| Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
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Plano de aula: Lara Chacon – DEA/SEMIL