
| Plano de Aula |
Desafios e problemas do Rio Tietê:
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| Desafios e problemas do Rio Tietê |
O segundo cartaz aborda os impactos ambientais, que comprometem a qualidade do Tietê. São destacados a poluição por despejo irregular de esgoto e resíduos sólidos, a impermeabilização do solo, que causa enchentes, a erosão e o assoreamento resultantes do desmatamento das margens (matas ciliares), a pressão pelo uso da água e as mudanças climáticas, que intensificam secas e chuvas fora do período esperado.
Esse cartaz é essencial para problematizar a relação entre sociedade e natureza, evidenciando como práticas humanas inadequadas resultam em degradação ambiental. Ele convida os estudantes a refletirem sobre os efeitos cumulativos dessas ações, como a perda da biodiversidade, a escassez de água e os riscos para a população. Em sala de aula, pode ser usado para estabelecer paralelos com a realidade local: córregos poluídos, enchentes urbanas, descarte irregular de lixo, entre outros exemplos próximos da vivência dos estudantes.
| Roteiro de Perguntas Norteadoras |
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Para guiar a análise em sala, sugere-se utilizar questões como: Problemas
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| Atividade Prática |
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Após a análise e discussão dos cartazes e das questões norteadoras, os estudantes deverão colocar em prática os conhecimentos adquiridos, elaborando uma proposta de comunicação socioambiental. A atividade consiste na criação individual ou coletiva de um novo cartaz ou campanha de conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos, tomando como referência os aprendizados sobre o Rio Tietê e o contexto local. Sugere-se uma roda de conversa, na qual os estudantes deverão identificar os principais rios, córregos, nascentes ou reservatórios do município em que vivem e identificar quais problemas ambientais afetam esses corpos d’água — como poluição, descarte irregular de resíduos, desmatamento das margens ou desperdício de água. Com base nesse diagnóstico, os grupos criarão cartazes que abordem os problemas locais e favoreçam a sensibilização e mobilização social. O foco da produção deve ser o papel da comunidade na preservação da água. Recomenda-se que os estudantes articulem tanto os problemas quanto as soluções possíveis, destacando atitudes individuais e coletivas que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental. É importante que os estudantes percebam que a comunicação ambiental é uma ferramenta de transformação social e que seus materiais podem inspirar ações concretas na comunidade. Concluída a elaboração, as produções deverão ser socializadas com a comunidade escolar. |
| Fechamento |
| Como finalização do projeto, após a produção dos estudantes, sugere-se a realização de uma roda de conversa sobre os aprendizados adquiridos seguindo algumas questões norteadoras como:
Portal de Educação Ambiental No Portal de Educação Ambiental, da Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, você encontra mais conteúdos sobre o Rio Tietê, para aprofundar os conhecimentos, sensibilizar os estudantes sobre a importância de cuidarmos dos nossos recursos naturais e incentivar o protagonismo deles na conscientização ambiental, em seus lugares de vivência.
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A seguir, indicamos mais algumas referências para a construção de uma proposta didática sobre a preservação dos rios.
- https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-08/despoluir-rios-urbanos-nao-depende-so-de-investimento-diz-professor
- https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151118_vert_earth_tamisa_fd
- https://www.spaguas.sp.gov.br/site/tiete/#:~:text=O%20Tiet%C3%AA%20%C3%A9%20um%20curso,ap%C3%B3s%20banhar%2062%20munic%C3%ADpios%20paulistas.
- https://jornal.usp.br/radio-usp/despoluicao-de-rios-urbanos-passa-pela-identificacao-da-principal-fonte-poluidora/
- https://ava.ana.gov.br/#/
| Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
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Plano de aula: Lara Chacon – DEA/SEMIL