Plano de Aula
Desafios e problemas do Rio Tietê:

  • Conteúdo principal: poluição, impermeabilização do solo, erosão, assoreamento, mudanças climáticas e pressão da captação de água.
  • Mensagem central: os usos inadequados e a falta de cuidado trazem sérias consequências ambientais e sociais.
  • Exploração em sala: relacionar com a realidade local, quais problemas também afetam os córregos e rios próximos da comunidade.

 

Desafios e problemas do Rio Tietê

O segundo cartaz aborda os impactos ambientais, que comprometem a qualidade do Tietê. São destacados a poluição por despejo irregular de esgoto e resíduos sólidos, a impermeabilização do solo, que causa enchentes, a erosão e o assoreamento resultantes do desmatamento das margens (matas ciliares), a pressão pelo uso da água e as mudanças climáticas, que intensificam secas e chuvas fora do período esperado.

Esse cartaz é essencial para problematizar a relação entre sociedade e natureza, evidenciando como práticas humanas inadequadas resultam em degradação ambiental. Ele convida os estudantes a refletirem sobre os efeitos cumulativos dessas ações, como a perda da biodiversidade, a escassez de água e os riscos para a população. Em sala de aula, pode ser usado para estabelecer paralelos com a realidade local: córregos poluídos, enchentes urbanas, descarte irregular de lixo, entre outros exemplos próximos da vivência dos estudantes.

Roteiro de Perguntas Norteadoras

Para guiar a análise em sala, sugere-se utilizar questões como:

Problemas

    1. Quais dos desafios enfrentados pelo Tietê também estão presentes em nossa cidade ou bairro?
    2. O que acontece quando impermeabilizamos o solo ou desmatamos áreas próximas a rios?
    3. Como nós, como sociedade, intensificamos esses desafios?

 

Atividade Prática

Após a análise e discussão dos cartazes e das questões norteadoras, os estudantes deverão colocar em prática os conhecimentos adquiridos, elaborando uma proposta de comunicação socioambiental. A atividade consiste na criação individual ou coletiva de um novo cartaz ou campanha de conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos, tomando como referência os aprendizados sobre o Rio Tietê e o contexto local.

Sugere-se uma roda de conversa, na qual os estudantes deverão identificar os principais rios, córregos, nascentes ou reservatórios do município em que vivem e identificar quais problemas ambientais afetam esses corpos d’água — como poluição, descarte irregular de resíduos, desmatamento das margens ou desperdício de água.

Com base nesse diagnóstico, os grupos criarão cartazes que abordem os problemas locais e favoreçam a sensibilização e mobilização social. O foco da produção deve ser o papel da comunidade na preservação da água. Recomenda-se que os estudantes articulem tanto os problemas quanto as soluções possíveis, destacando atitudes individuais e coletivas que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental. É importante que os estudantes percebam que a comunicação ambiental é uma ferramenta de transformação social e que seus materiais podem inspirar ações concretas na comunidade.

Concluída a elaboração, as produções deverão ser socializadas com a comunidade escolar.

 

Fechamento
Como finalização do projeto, após a produção dos estudantes, sugere-se a realização de uma roda de conversa sobre os aprendizados adquiridos seguindo algumas questões norteadoras como:

 

  • O que aprendemos com a história e os desafios do Rio Tietê, que podemos aplicar ao nosso município?
  • Se tivéssemos que criar uma campanha de sensibilização e mobilização para nossa cidade, qual seria o foco principal?

Portal de Educação Ambiental

No Portal de Educação Ambiental, da Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, você encontra mais conteúdos sobre o Rio Tietê, para aprofundar os conhecimentos, sensibilizar os estudantes sobre a importância de cuidarmos dos nossos recursos naturais e incentivar o protagonismo deles na conscientização ambiental, em seus lugares de vivência.

 

 

 

A seguir, indicamos mais algumas referências para a construção de uma proposta didática sobre a preservação dos rios.

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

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Plano de aula: Lara Chacon – DEA/SEMIL