Plano de Aula
Ações do Governo para recuperação:

  • Conteúdo principal: políticas públicas como despoluição, monitoramento, implantação de parques lineares, reflorestamento, Programas IntegraTietê e Fiar-Tietê
  • Mensagem central: há esforços em andamento, mas exigem tempo, investimento e colaboração.
  • Exploração em sala: destacar que apenas ações governamentais não bastam, sendo necessária a participação da sociedade civil e das futuras gerações (alunos incluídos).

 

Ações do Governo para recuperação

O terceiro cartaz apresenta políticas e programas de recuperação, como o processo de despoluição, que vem sendo realizado pelo Governo do Estado, desde 1990, o monitoramento da qualidade da água pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a criação de parques lineares para evitar alagamentos e ocupações irregulares, e os projetos de restauração ambiental, com foco em reflorestamento e recuperação de matas ciliares. Também destaca iniciativas integradas, como o Programa IntegraTietê, que prevê investimentos até 2029.

Este cartaz ajuda a mostrar que a recuperação de um rio exige planejamento, políticas públicas consistentes e cooperação entre governo, prefeituras, empresas, sociedade civil organizada e cidadãos. Pode-se destacar o contraste entre o tempo que leva para degradar um rio e o esforço prolongado necessário para recuperá-lo, incentivando os estudantes a refletirem sobre a importância da prevenção. Também é uma oportunidade para discutir com os estudantes o papel do poder público e a responsabilidade compartilhada na gestão ambiental.

Se julgar pertinente, sugere-se selecionar exemplos de recuperação de rios ao redor do mundo e analisar o tempo e os investimentos necessários, como a despoluição do Rio Tâmisa, em Londres, na Inglaterra, que levou mais de 150 anos em seu processo de recuperação, e que, ainda hoje, toda semana são retiradas, em média, 30 toneladas de lixo do rio, por dois barcos que o percorrem, realizando a sua limpeza. Outro exemplo é o Rio Sena, em Paris, na França, cuja despoluição custou cerca de 1,4 bilhão de euros, e, ainda assim, segue com um longo trabalho de despoluição pela frente, embora a qualidade das águas do rio tenha melhorado. Em algumas ocasiões, o Sena ainda apresentou níveis de contaminação.

Esses exemplos, reforçam a importância da preservação dos rios e da sensibilização e participação de toda a sociedade no processo de despoluição e manutenção da qualidade do rio.

 

Roteiro de Perguntas Norteadoras

Para guiar a análise em sala, sugere-se utilizar questões como:

Ações de recuperação

    1. Que medidas o Governo já adota para recuperar o Tietê?
    2. Por que apenas a ação do Governo não é suficiente para resolver todos os problemas ambientais?

 

Atividade Prática

Após a análise e discussão dos cartazes e das questões norteadoras, os estudantes deverão colocar em prática os conhecimentos adquiridos, elaborando uma proposta de comunicação socioambiental. A atividade consiste na criação individual ou coletiva de um novo cartaz ou campanha de conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos, tomando como referência os aprendizados sobre o Rio Tietê e o contexto local.

Sugere-se uma roda de conversa, na qual os estudantes deverão identificar os principais rios, córregos, nascentes ou reservatórios do município em que vivem e identificar quais problemas ambientais afetam esses corpos d’água — como poluição, descarte irregular de resíduos, desmatamento das margens ou desperdício de água.

Com base nesse diagnóstico, os grupos criarão cartazes que abordem os problemas locais e favoreçam a sensibilização e mobilização social. O foco da produção deve ser o papel da comunidade na preservação da água. Recomenda-se que os estudantes articulem tanto os problemas quanto as soluções possíveis, destacando atitudes individuais e coletivas que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental. É importante que os estudantes percebam que a comunicação ambiental é uma ferramenta de transformação social e que seus materiais podem inspirar ações concretas na comunidade.

Concluída a elaboração, as produções deverão ser socializadas com a comunidade escolar.

 

 

Fechamento
Fechamento

Como finalização do projeto, após a produção dos estudantes, sugere-se a realização de uma roda de conversa sobre os aprendizados adquiridos seguindo algumas questões norteadoras como: 

  • O que aprendemos com a história e os desafios do Rio Tietê, que podemos aplicar ao nosso município?
  • Se tivéssemos que criar uma campanha de sensibilização e mobilização para nossa cidade, qual seria o foco principal?

 

Portal de Educação Ambiental

No Portal de Educação Ambiental, da Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, você encontra mais conteúdos sobre o Rio Tietê, para aprofundar os conhecimentos, sensibilizar os estudantes sobre a importância de cuidarmos dos nossos recursos naturais e incentivar o protagonismo deles na conscientização ambiental, em seus lugares de vivência.

 

 

 

A seguir, indicamos mais algumas referências para a construção de uma proposta didática sobre a preservação dos rios.

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

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Plano de aula: Lara Chacon – DEA/SEMIL