Plano de Aula
Papel da sociedade e fiscalização:

  • Conteúdo principal: exemplos de irregularidades (esgoto, lixo, desmatamento, pesca predatória e fora do período permitido), órgãos fiscalizadores (CETESB, Polícia Ambiental, SP Águas) e canais de denúncia.
  • Mensagem central: todos têm responsabilidade: o cidadão é parte essencial da preservação.
  • Exploração em sala: refletir sobre atitudes práticas que cada aluno e suas famílias podem adotar no seu dia a dia para cuidar da água.

 

Papel da sociedade e fiscalização
O último cartaz enfatiza a corresponsabilidade da população na recuperação e na preservação do Rio Tietê.

Destaca as principais irregularidades que afetam o rio, como lançamento de esgoto clandestino, descarte irregular de lixo, construções nas margens, desmatamento e pesca predatória. E apresenta os órgãos responsáveis pela fiscalização: CETESB, Polícia Militar Ambiental, SP Águas e Comitês de Bacias Hidrográficas, além dos canais de denúncia disponíveis à sociedade.

Esse cartaz é fundamental para aproximar o tema da realidade dos estudantes e destacar seu papel como agentes da mudança e disseminadores de informações sobre o tema, pois mostra que cada cidadão pode e deve agir para proteger os recursos hídricos.

Pode-se utilizar esse material para propor reflexões sobre atitudes individuais e coletivas, que fazem diferença, como descartar o lixo corretamente, colaborar para a coleta seletiva, evitar desperdício de água e denunciar crimes ambientais. É também uma oportunidade de fortalecer a noção de cidadania ativa e participação social.

 

Roteiro de Perguntas Norteadoras

Para guiar a análise em sala, sugere-se utilizar questões como:

Responsabilidade social

    1. Como nós, como sociedade, podemos diminuir os impactos ambientais nos rios?
    2. Quais atitudes simples podemos adotar, no dia a dia, em casa ou na escola, para cuidar da água?
    3. Vocês conhecem algum caso de denúncia ambiental na região? Como poderíamos divulgar os canais de denúncia?

 

Atividade Prática

Após a análise e discussão dos cartazes e das questões norteadoras, os estudantes deverão colocar em prática os conhecimentos adquiridos, elaborando uma proposta de comunicação socioambiental. A atividade consiste na criação individual ou coletiva de um novo cartaz ou campanha de conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos, tomando como referência os aprendizados sobre o Rio Tietê e o contexto local.

Sugere-se uma roda de conversa, na qual os estudantes deverão identificar os principais rios, córregos, nascentes ou reservatórios do município em que vivem e identificar quais problemas ambientais afetam esses corpos d’água — como poluição, descarte irregular de resíduos, desmatamento das margens ou desperdício de água.

Com base nesse diagnóstico, os grupos criarão cartazes que abordem os problemas locais e favoreçam a sensibilização e mobilização social. O foco da produção deve ser o papel da comunidade na preservação da água. Recomenda-se que os estudantes articulem tanto os problemas quanto as soluções possíveis, destacando atitudes individuais e coletivas que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental. É importante que os estudantes percebam que a comunicação ambiental é uma ferramenta de transformação social e que seus materiais podem inspirar ações concretas na comunidade.

Concluída a elaboração, as produções deverão ser socializadas com a comunidade escolar.

 

Fechamento
Como finalização do projeto, após a produção dos estudantes, sugere-se a realização de uma roda de conversa sobre os aprendizados adquiridos seguindo algumas questões norteadoras como: 

  • O que aprendemos com a história e os desafios do Rio Tietê, que podemos aplicar ao nosso município?
  • Se tivéssemos que criar uma campanha de sensibilização e mobilização para nossa cidade, qual seria o foco principal?

 

Portal de Educação Ambiental

No Portal de Educação Ambiental, da Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, você encontra mais conteúdos sobre o Rio Tietê, para aprofundar os conhecimentos, sensibilizar os estudantes sobre a importância de cuidarmos dos nossos recursos naturais e incentivar o protagonismo deles na conscientização ambiental, em seus lugares de vivência.

 

 

 

A seguir, indicamos mais algumas referências para a construção de uma proposta didática sobre a preservação dos rios.

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

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Plano de aula: Lara Chacon – DEA/SEMIL