Plano de Aula |
Papel da sociedade e fiscalização:
|
Papel da sociedade e fiscalização |
O último cartaz enfatiza a corresponsabilidade da população na recuperação e na preservação do Rio Tietê.
Destaca as principais irregularidades que afetam o rio, como lançamento de esgoto clandestino, descarte irregular de lixo, construções nas margens, desmatamento e pesca predatória. E apresenta os órgãos responsáveis pela fiscalização: CETESB, Polícia Militar Ambiental, SP Águas e Comitês de Bacias Hidrográficas, além dos canais de denúncia disponíveis à sociedade. Esse cartaz é fundamental para aproximar o tema da realidade dos estudantes e destacar seu papel como agentes da mudança e disseminadores de informações sobre o tema, pois mostra que cada cidadão pode e deve agir para proteger os recursos hídricos. Pode-se utilizar esse material para propor reflexões sobre atitudes individuais e coletivas, que fazem diferença, como descartar o lixo corretamente, colaborar para a coleta seletiva, evitar desperdício de água e denunciar crimes ambientais. É também uma oportunidade de fortalecer a noção de cidadania ativa e participação social. |
Roteiro de Perguntas Norteadoras |
Para guiar a análise em sala, sugere-se utilizar questões como: Responsabilidade social
|
Fechamento |
No Portal de Educação Ambiental, da Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, você encontra mais conteúdos sobre o Rio Tietê, para aprofundar os conhecimentos, sensibilizar os estudantes sobre a importância de cuidarmos dos nossos recursos naturais e incentivar o protagonismo deles na conscientização ambiental, em seus lugares de vivência.
|
A seguir, indicamos mais algumas referências para a construção de uma proposta didática sobre a preservação dos rios.
- https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-08/despoluir-rios-urbanos-nao-depende-so-de-investimento-diz-professor
- https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151118_vert_earth_tamisa_fd
- https://www.spaguas.sp.gov.br/site/tiete/#:~:text=O%20Tiet%C3%AA%20%C3%A9%20um%20curso,ap%C3%B3s%20banhar%2062%20munic%C3%ADpios%20paulistas.
- https://jornal.usp.br/radio-usp/despoluicao-de-rios-urbanos-passa-pela-identificacao-da-principal-fonte-poluidora/
- https://ava.ana.gov.br/#/
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Plano de aula: Lara Chacon – DEA/SEMIL