17/12/2024

Ciência cidadã é definida como um processo de democratização do conhecimento científico e empoderamento social, para o exercício da “cidadania científica”. Ela permite a participação e contribuição dos cidadãos com dados para investigações científicas e atividades formais de pesquisa desenvolvidas nos maiores e principais centros de investigação do mundo, com especial ênfase em pesquisas voltadas à biodiversidade.

A ciência cidadã é construída por meio da interação e parceria entre pesquisadores e cientistas profissionais e cidadãos amadores, que realizam a coleta de informações e dados para a pesquisa científica, fazendo uso de metodologias participativas elaboradas por cidadãos ou em colaboração com pesquisadores profissionais, para aumentar o engajamento da participação popular na ciência, educação e gestão ambiental. Dessa forma, qualquer cidadão, em qualquer lugar, pode submeter as suas informações, por meio de aplicativos de celulares com acesso à internet. Essa ferramenta científica é muito eficiente, pois gera inúmeras informações e dados com baixo investimento.

Os chamados “cidadãos cientistas” são voluntários, que documentam registros para padrões ecológicos das espécies, propagação de doenças infecciosas, tendências populacionais, monitoramento de alterações na paisagem e mudanças climáticas.

O cidadão que participa de uma iniciativa de ciência cidadã tem a oportunidade de uma atividade de aprendizado ou lazer, e por meio dela ele ou ela colaboram formalmente na construção de um projeto de pesquisa, cujo resultado pode retornar para ele e para a sociedade, na forma de melhorias das condições socioambientais e na elaboração de políticas públicas importantes.

O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é uma infraestrutura nacional de dados e informações em biodiversidade. Ele é responsável pela organização, indexação, armazenamento e disponibilização de dados e informações sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros, fornecendo subsídios para a gestão governamental, relacionada à conservação e uso sustentável.

 

Saiba mais:

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

____________________________________________


Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL