29/04/2019

Nesse texto, o autor desenvolve uma discussão a respeito da constituição narrativa de identidades em educação ambiental. Foram feitas entrevistas com algumas professoras que participaram de um curso de formação continuada na condição de alunas, com assessoras dessa Secretaria responsáveis pelas políticas de educação ambiental e com professores/as que foram indicados como “modelos” ou “exemplos” de educadores/as ambientais no âmbito dessa rede de ensino. O artigo dedica-se especificamente à análise de alguns aspectos referentes à construção narrativa de tais identidades nas entrevistas realizadas com esses sujeitos. No entanto, acredita-se que as questões problematizadas não se restringem à situação investigada, já que as falas das pessoas que foram entrevistadas estão inseridas em uma trama e impregnadas pelos diversos discursos que circulam sobre a educação ambiental em diferentes instâncias e situações culturais. As discussões do texto são relevantes para se pensar sobre a formação de educadores/as ambientais, sobre alguns discursos que se entrelaçam nessa rede discursiva e sobre algumas características que aponto como constituintes das identidades em educação ambiental.

Autor: SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini – UFRGS
Download da publicação