05/12/2023

A palavra desenvolvimento, na maior parte das vezes, é confundida com crescimento tecnológico, econômico e social, que dependem de um grande consumo de recursos naturais, como água e energia, por exemplo. Porém, esse tipo de desenvolvimento se mostrou insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais do planeta, dos quais toda a humanidade depende. Na verdade, não só os seres humanos e todos os seres vivos dependem desses recursos, como também o próprio crescimento socioeconômico e tecnológico.

O desenvolvimento sustentável recomenda a redução do uso de recursos naturais e matérias-primas e o aumento da reutilização e da reciclagem. Sugere também a redução do consumo e o consumo sustentável e consciente.

A definição de desenvolvimento sustentável foi elaborada no ano de 1987, pela Comissão Brundtland, criada pela ONU, que publicou um relatório inovador, chamado “Nosso Futuro Comum”, o qual trouxe o conceito de desenvolvimento sustentável para o discurso público, para propor meios de equilibrar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. O desenvolvimento sustentável procura aliar a preservação ambiental e o uso racional dos recursos naturais, ao progresso socioeconômico e político dos países.

As Nações Unidas propuseram, no ano de 2015, a chamada Agenda 2030, que é um plano de ações, que estabelece 17 objetivos a serem cumpridos pelos países-membros, até o ano de 2030, para se atingir o desenvolvimento sustentável.

 

 Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS são 17 objetivos interconectados, que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas, no Brasil e no mundo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

 

Conheça os 17 objetivos da Agenda 2030: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

 

1 -Erradicação da pobreza
2- Fome Zero e Agricultura Sustentável
3- Saúde e bem-estar
4- Educação de Qualidade
5-Igualdade de Gênero
6-Água potável e saneamento
7-Energia Acessível e limpa
8-Trabalho decente e crescimento econômico
9 – Indústria, inovação e infraestrutura
10-Redução das desigualdades
11-Cidades e comunidades sustentáveis
12-Consumo e produção responsáveis
13-Ação contra a mudança global do clima
14-Vida na água
15-Vida terrestre
16-Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17-Parcerias e Meio de Implementação

____________________________________________

Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL

 

 

 

Referências

 NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br 

UOL. Desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/desenvolvimento-sustentavel.htm