Foram investigadas a construção colaborativa de planos e práticas de Educação Ambiental nessas UC, congregando agentes e ações em comunidades de aprendizagem.
Os conhecimentos nele apresentados podem subsidiar outras práticas e discussões sobre as atividades educativas que dialogam sobre as relações socioambientais voltadas à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade.
Os capítulos trazem os resultados da pesquisa participante desenvolvida além de mapas iconográficos das quatro UC que foram os territórios de desenvolvimento do projeto. Eles foram produzidos em parceria entre a equipe de pesquisa, gestores, monitores ambientais e diferentes parceiros desses espaços e buscam apresentar os principais aspectos da biodiversidade e sociodiversidade dessas unidades que, em diferentes capítulos, são explicitados quanto à sua importância para a Educação Ambiental e ao seu significado na pesquisa participante que foi desenvolvida.
Desejamos que o passeio nos mapas e capítulos permita reconhecer, valorizar e vivenciar a diversidade em todas as suas formas.
O projeto gráfico e a diagramação desse ebook foram elaborados pela Diagrama Editorial.
Rosana Louro Ferreira Silva ET AL.