
03/10/2023
Espécies endêmicas são as espécies nativas, restritas a determinada região geográfica, ou seja, ocorrem exclusivamente em uma certa região.
O cosmopolitanismo é o oposto do endemismo, pois ocorre quando uma espécie é bastante distribuída pelo mundo, o que é mais difícil de acontecer, considerando que a maior parte das espécies está restrita a uma determinada região geográfica.
O endemismo pode acontecer por diversas causas: porque uma espécie evoluiu em uma certa região e nunca se afastou dela; porque a espécie sofreu acentuada redução populacional, fazendo com que restassem indivíduos apenas na região antiga ou de origem; devido a barreiras físicas, como oceanos, rios e montanhas, que impedem, pela existência de “obstáculos”, a distribuição das espécies; devido a condições ambientais ou ecológicas (bióticas e abióticas), que determinam a sobrevivência de certas espécies, e esses requisitos ecológicos, ao impor restrições à sobrevivência das espécies, também limitam sua distribuição geográfica. Algumas espécies possuem “faixas de tolerância ecológica” mais amplas, portanto, se adaptando mais facilmente e estão presentes em distribuições geográficas mais extensas. Espécies mais exigentes estão em distribuições geográficas mais restritas. Portanto, ambientes geograficamente isolados, como ilhas, áreas cortadas por rios ou por uma cadeia de montanhas, por exemplo, ou ainda áreas com condições climáticas específicas, como um bioma ou o topo de uma montanha podem favorecer o surgimento de espécies endêmicas. A mobilidade dos organismos também interfere na ocorrência de endemismo, pois aqueles com menor capacidade de locomoção são endêmicos de certas áreas geográficas mais restritas.
O Brasil possui uma rica biodiversidade e abriga biomas com alto índice de endemismo. Algumas espécies de animais são encontradas apenas no Brasil: o mico-leão-dourado, a ararajuba, o tatu-bola, a arara-azul-de-Lear, o ouriço preto, a boana atlântica, o mono-carvoeiro, o mutum-de-bico-vermelho, o caranguejo-amarelo, o soldadinho-do-Araripe, o chororó-de-Goiás, o peixe-boi da Amazônia, a caranguejeira-rosa-salmão-brasileira, o guariba-de-mãos-ruivas, o cuxiú-preto e o uacari-branco.
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Referências
RESOLUÇÃO CONAMA Nº 012, de 04 de maio de 1994: disponível em: https://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/legislacao/MMA/RE0012-040594.PDF
INFOESCOLA. Espécie endêmica. Disponível em: https://www.infoescola.com/ecologia/especie-endemica/
UOL. Estes animais só existem no Brasil. Conheça 16 deles. Disponível em: https://www.uol.com.br/nossa/amp-stories/de-macaco-careca-a-perereca-fluorescente-animais-que-so-existem-no-brasil-/