
02/12/2025
A Food and Agriculture Organization, em português: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, conhecida como FAO, é uma agência especializada das Nações Unidas, que lidera os esforços internacionais para erradicar a fome e promover a segurança alimentar no mundo. Fundada em 16 de outubro de 1945, a FAO atua como um fórum neutro onde países desenvolvidos e em desenvolvimento se reúnem para negociar acordos e discutir políticas relacionadas à alimentação, agricultura e gestão sustentável dos recursos naturais.
A FAO tem sede em Roma, Itália, e a organização possui escritórios regionais e sub-regionais em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, garantindo uma presença próxima às realidades locais. Seu mandato abrange desde o apoio à produção agrícola e pecuária até a promoção de práticas sustentáveis, que preservem os ecossistemas, combatam as mudanças climáticas e reduzam a desigualdade no acesso aos alimentos.
Um dos principais objetivos da FAO é alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 2, que visa erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável até 2030. Para isso, a organização atua em diversas frentes, incluindo assistência técnica a governos, monitoramento de crises alimentares, desenvolvimento de políticas públicas e implementação de projetos que fortaleçam a resiliência de comunidades rurais.
A FAO também coleta e analisa dados globais sobre alimentação e agricultura, publicando relatórios como: “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo”, que fornecem informações cruciais para tomadores de decisão. Além disso, a organização promove iniciativas como o “Programa Fome Zero” e o “Dia Mundial da Alimentação”, comemorado, anualmente, em 16 de outubro, para sensibilizar as pessoas sobre os desafios da fome e da desnutrição.
O relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição do Mundo (SOFI)”, de 2024, das Nações Unidas, apontam que cerca de 2,33 bilhões de pessoas sofreram de insegurança alimentar grave ou moderada, no ano de 2023. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a insegurança alimentar atinge 27,3% dos brasileiros, totalizando 21,6 milhões de pessoas que se encontram nessa situação, sendo sete em cada dez famílias de pessoas negras, um número extremamente preocupante.
Em emergências como conflitos armados ou desastres naturais, a FAO trabalha em parceria com outras agências da ONU, como o World Food Programe, em português: Programa Mundial de Alimentos (PMA), para fornecer assistência imediata às populações vulneráveis, garantindo que tenham acesso a alimentos e recursos para reconstruir seus meios de subsistência.
Saiba mais: https://www.wfp.org/ (en)
Buscar a erradicação da fome é uma condição essencial para a paz e o desenvolvimento sustentável, por meio da cooperação internacional, inovação tecnológica e inclusão social. A Organização continua a trabalhar por um futuro em que todas as pessoas tenham acesso regular a alimentos suficientes e nutritivos, mas é uma tarefa de todos nós estarmos vigilantes frente aos investimentos realizados, para combater as desigualdades e a insegurança alimentar.
Saiba mais:
https://www.fao.org/brasil/pt/ – FAO Brasil (pt)
https://www.fao.org/home/en/ – FAO Internacional (en)
| Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Texto: Gustavo Novais Brasilino – DEA/SEMIL
Revisão de texto e colaboração técnica: Denise Scabin – DEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – DEA/ SEMIL
Referências
FERREIRA, IGOR. Segurança alimentar nos domicílios brasileiros volta a crescer em 2023. Agência IBGE Notícias. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/39838-seguranca-alimentar-nos-domicilios-brasileiros-volta-a-crescer-em-2023.
GOV.BR. União dos países pode acabar com a fome no mundo, acredita diretor do Programa Mundial de Alimentos. Disponível em: https://www.gov.br/g20/pt-br/noticias/uniao-dos-paises-pode-acabar-com-a-fome-no-mundo-acredita-diretor-do-programa-mundial-de-alimentos.
MÉDICOS SEM FRONTEIRAS. Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA). Disponível em: https://guiadefontes.msf.org.br/organizacao/programa-mundial-de-alimentos-das-nacoes-unidas-pmaonu/
MURÇA, GIOVANA. FAO: conheça a Organização da ONU para Agricultura e Alimentação. Pacto Contra a Fome. Disponível em: https://pactocontrafome.org/fao-conheca-a-organizacao-da-onu-para-agricultura-e-alimentacao/.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/2.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. ONU: Níveis de fome seguem persistentemente altos por três anos consecutivos, enquanto as crises globais se aprofundam. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/274884-onu-n%C3%ADveis-de-fome-seguem-persistentemente-altos-por-tr%C3%AAs-anos-consecutivos-enquanto-crises.