
27/02/2024
Ambiente com condições adequadas para que uma determinada espécie viva, se alimente, se desenvolva e se reproduza. Cada espécie vive em um habitat específico. A destruição de um habitat pode causar a extinção de uma espécie.
Exemplo de habitat: os biomas Cerrado e Pampa são o habitat dos lobos-guarás, no Brasil.
O ser humano é capaz de reproduzir um habitat, ou seja, criar um habitat artificial, com características semelhantes a determinado habitat natural, com o objetivo de abrigar alguma espécie. Exemplos: zoológicos e tanques de peixes ou aquários.
O desmatamento, as queimadas, a agropecuária, a ocupação humana sem planejamento adequado e as mudanças climáticas podem provocar a destruição de habitats e consequentemente a extinção de inúmeras espécies. Um certo habitat é destruído quando acontecem alterações drásticas em suas características, que provocam a total degradação ou descaracterização desse ambiente.
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Referências
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. O que é habitat? Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-habitat.htm. Acesso em 08 de fevereiro de 2024.