|
| Década de 90 |
- 1990 – Acontece a Conferência Mundial sobre Ensino para Todos, Satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, em Jomtien, Tailândia. Destaca-se o conceito de Analfabetismo Ambiental.
–Ocorre também nesse ano o I Curso Latino-Americano de Especialização em Educação Ambiental – PNUMA/IBAMA/CNPq/CAPES/UFMT. CUIABÁ- MT (1990 a 1994).
|
- 1991 – O MEC determina que todos os currículos nos diversos níveis de ensino deverão contemplar conteúdos de Educação Ambiental – Portaria 678 (14/05/91).
-A Portaria 2421 /91 do MEC, institui em caráter permanente um Grupo de Trabalho de Educação Ambiental com o objetivo de definir com as Secretarias Estaduais de Educação, as metas e estratégias para a implantação da Educação Ambiental no país e elaborar proposta de atuação do MEC na área da educação formal e não-formal, para a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.
-É criado também nesse ano o Projeto de Informações sobre Educação Ambiental, IBAMA/ MEC.
-Ainda, nesse ano, é criado o Grupo de Trabalho para a Educação Ambiental, coordenado pelo MEC, preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – Rio 92.
-Acontece o Encontro Nacional de Políticas e Metodologias para Educação Ambiental. MEC/ IBAMA/Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República/ UNESCO/ Embaixada do Canadá.
|
- 1992 – Ocorre a Cúpula da Terra – Conferência sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, UNCED, Rio92 ou ECO92 onde foram criadas a Agenda 21,
e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.
– É elaborada a Carta Brasileira de Educação Ambiental que aponta a necessidade de capacitação na área.
-Também ocorre nesse ano a criação dos Núcleos Estaduais de Educação Ambiental, do IBAMA, NEA.
-Há, ainda, a participação das organizações não governamentais do Brasil no Fórum de ONG e na redação do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis. Destaca-se o papel da Educação Ambiental na construção da Cidadania Ambiental.
-Também nesse ano, O MEC promove no CIAC do Rio das Pedras, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, o Workshop sobre Educação Ambiental, cujo resultado encontra-se na Carta Brasileira de Educação Ambiental, destacando a necessidade de capacitação de recursos humanos para Educação Ambiental.
|
- 1993 – Criação dos Centros de Educação Ambiental do MEC, com a finalidade de criar e difundir metodologias em Educação Ambiental.
-Também é criada uma Proposta Interdisciplinar de Educação Ambiental para Amazônia. IBAMA, Universidades e SEDUC da região publicam um Documento Metodológico e outro de caráter temático, com 10 temas ambientais da região (1992 a 1994).
|
- 1994 – É realizado o I Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, em Guadalajara, México.
É elaborado o Programa Nacional de Educação Ambiental – PRONEA, com a participação do MMA/IBAMA/MEC/MCT/MINC.
-Ocorreu também nesse ano o 3º Fórum de Educação Ambiental.
|
- 1995 – Todos os Projetos Ambientais e/ou de desenvolvimento sustentável devem incluir como componente atividades de Educação Ambiental.
-Foi criada a Câmara Técnica temporária de Educação Ambiental no Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, determinante para o fortalecimento da Educação Ambiental.
|
- 1996 – Criação da Câmara Técnica de Educação Ambiental do CONAMA.
-Elaboração de novos Parâmetros Curriculares do MEC, nos quais incluem a Educação Ambiental como tema transversal do currículo escolar.
-Cursos de Capacitação em Educação Ambiental para os técnicos das SEDUC e DEMEC nos Estados, para orientar a implantação dos Parâmetros Curriculares. Convênio UNESCO – MEC.
-Criação da Comissão Interministerial de Educação Ambiental – MMA.
|
- 1997 – É feito o II Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, em Guadalajara, México.
-Acontece a Conferência sobre Educação Ambiental, em Nova Delhi, Índia.
-Ocorre a Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: Educação e Conscientização Pública para a Sustentabilidade, Thessaloniki, Grécia.
-Criação da Comissão de Educação Ambiental do MMA.
–I Conferência Nacional de Educação Ambiental, em Brasília, ICNEA. –Cursos de Educação Ambiental organizados pelo MEC – Coordenação de Educação Ambiental, para as Escolas Técnicas e segunda etapa de capacitação das SEDUC e DEMEC. Convênio UNESCO – MEC.
-Acontece o IV Fórum de Educação Ambiental e I Encontro da Rede de Educadores Ambientais, em Vitória.
– Ocorre a I Teleconferência Nacional de Educação Ambiental, Brasília, MEC.
|
- 1999 – É lançada a Revista Tópicos en Educación Ambiental, uma publicação internacional, editada no México, que contém informações sobre as variadas vertentes e áreas da Educação Ambiental.
-Criação da Diretoria de Educação Ambiental do MMA, Gabinete do Ministro.
-Aprovada a Lei 9.597/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
-Criação do Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA).
-A Coordenação de Educação Ambiental do MEC passa a formar parte da Secretaria de Ensino Fundamental – COEA
|