03/09/2024

Incêndio florestal é fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, seja em florestas e áreas naturais de qualquer bioma ou em plantações e pastos nas áreas rurais. Trata-se de um desastre ambiental que pode ter causas naturais, como a queda de raios, ou ser provocado por ações humanas (antrópicas), como a abertura de áreas para plantio ou pastagem por meio do uso do fogo.

“O incêndio florestal é caracterizado pelo fogo sem controle que avança sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser iniciado pelo homem (intencional ou acidental) ou por fonte natural (raio)” (IBAMA).

No período de estiagem, o risco de incêndios florestais se intensifica drasticamente. Os incêndios podem atingir florestas, Unidades de Conservação da Natureza, matas ciliares, nascentes, reservas indígenas, grandes ou pequenas propriedades rurais. Além disso, os incêndios podem ameaçar as cidades e colocar em risco motoristas nas estradas e rodovias; cobrir o país com uma densa camada de fumaça na atmosfera e espalhar fuligem, o que compromete seriamente a qualidade do ar e prejudica o funcionamento dos aeroportos do país.

As principais causas dos incêndios florestais são: raios; fogueiras feitas de forma imprudente, próximas ou dentro de áreas de mata; bitucas de cigarro ou fósforos jogados de forma negligente nas rodovias ou em áreas de mata; uso do fogo para “limpeza” de terrenos e para queimar lixo; soltura de balões, que é prática criminosa; vândalos e incendiários criminosos; uso irregular do fogo em atividades agropecuárias; acidentes que provocam fagulhas, como rompimento de cabos de eletricidade.

Os incêndios florestais, além de provocarem um grave impacto ambiental e prejuízos irreparáveis para os  ecossistemas e a biodiversidade, com a destruição de grandes áreas florestais e de inúmeras espécies de árvores; a redução da fertilidade do solo; a redução de nascentes e da quantidade e qualidade da água; e a morte de inúmeras espécies de animais silvestres; podem provocar, também, ou agravar danos na saúde humana, como problemas respiratórios e cardíacos,  em especial na saúde de idosos, crianças, gestantes e pessoas com problemas respiratórios, devido ao aumento da poluição do ar;  podem causar perdas humanas ou graves queimaduras; podem desabrigar inúmeras famílias; interromper o fornecimento de energia elétrica; interromper as aulas nas cidades atingidas; agravar as mudanças climáticas globais, devido à emissão de gases de efeito estufa (GEE); e causar prejuízos econômicos.

 

Em caso de incêndios florestais, chamar rapidamente o Corpo de Bombeiros,
no telefone: 193.

 

 

Estiagem
Neste período, o risco de incêndios florestais aumenta.
Faça sua parte e evite queimadas.

Clique na imagem para baixar os panfletos

 

 

Incêndio Florestal
Siga estes passos para diminuir riscos

Clique na imagem para baixar os panfletos

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

 

 

———————————————————–

Texto: Denise Scabin – CEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL

 

 

Referências
 IBAMA. Incêndios Florestais. Disponível em: https://www.gov.br/ibama/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/incendios-florestais
DEFESA CIVIL. Governo de SP emite alerta de risco elevado de incêndios florestais para 16 regiões. Disponível em:  https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/governo-de-sp-emite-alerta-para-risco-elevado-de-incendios-florestais-para-16-regioes/
GUITARRARA, Paloma. “Incêndios florestais”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/incendios-florestais.htm. Acesso em 02 de setembro de 2024.
SEMIL. SISTEMA ESTADUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS (OPERAÇÃO SÃO PAULO SEM FOGO). Disponível em:  https://semil.sp.gov.br/sma/sp-sem-fogo/