14/04/2023

As mudanças climáticas são alterações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima.

Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar, bem como as que ocorrem ao longo do tempo. Mas, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal propulsor das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis, como, carvão, petróleo e gás.

A queima de combustíveis fósseis gera emissões de gases de efeito estufa – GEE, que agem como um grande cobertor em torno da Terra, retendo o calor do sol e aumentando a temperatura.

Dentre os gases causadores do efeito estufa e consequentemente das mudanças climáticas estão o dióxido de carbono e o metano. Isso vem do uso de combustíveis fósseis, como gasolina para dirigir um carro ou carvão para aquecer um prédio, por exemplo.

O desmatamento de terras e florestas também pode liberar dióxido de carbono. Aterros de resíduos sólidos são uma das principais fontes de emissão de metano. Energia, indústria, transporte, edificações, agricultura e uso da terra estão entre os principais emissores de GEE.

Diversas regiões estão sendo impactadas com desastres ambientais de maior porte, como aumento das secas, enchentes, tornados e furacões e devemos buscar meios de nos adaptarmos, por meio de ações que visem a minimizar danos ambientais, sociais e materiais.

 

Referências

Nações Unidas

 

Saiba mais:

 

——————————
Texto: Claudia Conte Bortuluci – CEA/SEMIL
Revisão: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo e direção de arte – Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL