
11/04/2025
FICHA TÉCNICA
Tema Oportunidades da Economia Circular.
Resumo Nesta Sequência Didática, os(as) estudantes vão escolher um produto para investigar. Vão pesquisar as etapas de produção, distribuição, consumo e descarte na Economia Linear. Em seguida, vão pesquisar e propor soluções para transformar o processo linear em circular, identificando as oportunidades socioeconômicas e socioambientais que a Economia Circular oferece.
Público sugerido Ensino Médio.
Tempo previsto Quatro aulas.
Componentes curriculares Geografia, História, Biologia e Sociologia.
Materiais Computadores com acesso à internet, folhas de papel sulfite (A4), papel pardo (kraft), régua, canetas hidrocor.
Objetivos de aprendizagem
– Conceitos: Economia Linear, Economia Circular, ciclo de vida.
– Procedimentos: Pesquisa individual e em grupo; coleta e análise de dados; sistematização de informações; levantamento de soluções; produção de fluxogramas.
– Atitudes: Valorização do trabalho em equipe. Respeito a diferentes pontos de vista. Empatia. Ponderação de fatos. Desenvolvimento de conceitos de cidadania, ética e sustentabilidade.
Habilidades BNCC: CNT: 101 e 106; CHS: 103, 106, 301, 302 e 306.
Palavras-chave Resíduos, recursos, materiais, energia, retorno e oportunidade.
ODS relacionados
Clique para baixar: Sequencia Didática curta (Ensino Médio)
Conteúdo do site do Movimento Circular: https://movimentocircular.io/educacao