11/04/2025

FICHA TÉCNICA

Tema Oportunidades da Economia Circular.

Resumo
Nesta Sequência Didática, os(as) estudantes vão escolher um produto para investigar. Vão pesquisar as etapas de produção, distribuição, consumo e descarte na Economia Linear. Em seguida, vão pesquisar e propor soluções para transformar o processo linear em circular, identificando as oportunidades socioeconômicas e socioambientais que a Economia Circular oferece.

Público sugerido
Ensino Médio.

Tempo previsto
Quatro aulas.

Componentes curriculares
Geografia, História, Biologia e Sociologia.

Materiais
Computadores com acesso à internet, folhas de papel sulfite (A4), papel pardo (kraft), régua, canetas hidrocor.

Objetivos de aprendizagem
 – Conceitos: Economia Linear, Economia Circular, ciclo de vida.
 –  Procedimentos: Pesquisa individual e em grupo; coleta e análise de dados; sistematização de informações; levantamento de soluções; produção de fluxogramas.
 – Atitudes: Valorização do trabalho em equipe. Respeito a diferentes pontos de vista. Empatia. Ponderação de fatos. Desenvolvimento de conceitos de cidadania, ética e sustentabilidade.

Habilidades BNCC: CNT: 101 e 106; CHS: 103, 106, 301, 302 e 306.

Palavras-chave
Resíduos, recursos, materiais, energia, retorno e oportunidade.

ODS relacionados

 

Clique para baixar: Sequencia Didática curta (Ensino Médio)

Conteúdo do site do Movimento Circular: https://movimentocircular.io/educacao