
17/04/2019
O presente trabalho considera a legislação sobre resíduos sólidos como um marco na tentativa de minimizar os impactos gerados pela sociedade de consumo, cuja efetividade depende eminentemente de ações de Educação Ambiental centradas na Política Pedagógica dos 3 “RS” (reduzir, reutilizar, reciclar) e que priorize as iniciativas de redução e reutilização sobre as de reciclagem. Uma abordagem que relaciona a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos com a Política Nacional de Educação Ambiental é realizada, analisando as formas de integração de tais instrumentos no ensino formal e não formal. A distinção entre o discurso ecológico oficial e o discurso ecológico alternativo aponta que as políticas públicas desenvolvidas até então focalizam apenas a reciclagem como solução ao problema dos resíduos sólidos, utilizando-se da Educação Ambiental para reforçar a ideologia consumista centrada apenas no “reciclar”. Os conceitos relativos à Política Pedagógica dos 3 Rs são definidos, bem como a sua ordem de prioridade. Os grandes desafios da Educação Ambiental diante do tema resíduos sólidos indicam que a Política Nacional de Resíduos Sólidos deverá priorizar ações de redução e reutilização dos bens de consumo, estimulando profundas reflexões na sociedade atual, a qual se encontra entorpecida pelo mito da reciclagem como fenômeno isolado de combate ao desperdício e de compensação dos padrões de produção e consumo vigentes.
Autores: Gabrielli Teresa Gadens Marcon Márcia Cristiane Kravetz Andrade Débora Cristina Veneral
Ano: 2014
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