
07/08/2025
“Esta obra apresenta uma coletânea de temas e estudos consistentes que desenham a diversidade dos temas que envolvem as políticas públicas, e que podem ser tomados como referências para o debate sobre a superação dos grandes desafios que se colocam no amplo cenário das políticas públicas ambientais, sociais e educacionais constituindo num relevante acervo de estudos e reflexões que contribuem para iluminar áreas poucos exploradas, reforçar, debater e problematizar determinadas Políticas Públicas, de forma a possibilitar ao leitor uma visão crítica e aprimorada”. Clauciana Schmidt Bueno de Moraes e Tatiana Noronha de Souza – (Autoras/ Organizadoras)
Sobre o livro
O livro que as leitoras e os leitores têm em mãos é resultado de um esforço conjunto, fruto de um trabalho que se desenvolve há uma década e se constrói em torno do Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (Sippedes), realizado bianualmente na UNESP/ Câmpus de Franca. Trata-se de uma reunião de textos fruto de pesquisas realizadas em parte no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas e também por estudiosos do tema de diversas regiões do país que participaram do referido evento. É uma oportunidade conhecer o estado da arte das políticas públicas a partir de três eixos estruturantes, a saber, Desenvolvimento urbano, rural, regional e ambiental; Instituições, cidadania e políticas sociais e, finalmente, Política e Gestão na Educação. Esperamos que esse livro possa ser também um ponto de partida capaz de abrir as portas para o conhecimento mais cuidadoso sobre a pluralidade de problemas que desafiam as pesquisas no campo das políticas públicas.
Hélio Alexandre da Silva (UNESP)
Se parece amplamente aceita a ideia de que o campo científico que se ocupa do estudo das políticas públicas é um domínio intrinsecamente plural e interdisciplinar, as reflexões deste livro evidenciam também sua natureza de permanente conexão com os desdobramentos cotidianos derivados do planejamento e da gestão, especialmente no que diz respeito às interações de diferentes grupos sociais com o processo de construção de problemas públicos. Nos textos aqui publicados, é inegável a percepção de que nessa área do conhecimento, talvez mais que em qualquer outra, a relação entre a produção teórica e a experiência político-social é vigorosamente simbiótica.
Agnaldo de Sousa Barbosa (UNESP).
Autoras/ Organizadoras: Clauciana Schmidt Bueno de Moraes (http://lattes.cnpq.br/3559496026857773) “”) e Tatiana Noronha de Souza (http://lattes.cnpq.br/4518966402744565),, “”) docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Franca)