
17/12/2018
Ao apresentar o estudo descrito neste texto é fundamental registrar que a intenção do mesmo é olhar a Educação Ambiental (EA) no contexto escolar, para além das práticas que privilegiam aspectos pontuais como separação do lixo, construção de hortas, etc. Não obstante a validade dessas ações, pretende-se olhar como os sujeitos do processo educativo, nas relações cotidianas, expressam princípios do pensamento ecológico como diálogo, cooperação, solidariedade, entre outros, apontados por Barcelos (2003). Com esta intenção dialoga-se com a experiência vivida por uma professora de uma Escola de Ensino Fundamental, a fim de compreender quais os princípios de Educação Ambiental estão presentes na prática educativa desta profissional. Na amplitude deste problema algumas outras questões auxiliaram na delimitação do foco de estudo e constituíram-se como norteadoras deste trabalho: quais princípios de Educação Ambiental emergem da prática educativa analisada? Quais os possíveis significados que a professora dá a estes princípios?
O estudo fundamenta-se em autores como Barcelos (2003), Carvalho (2002), Leff (2001), Reigota (2002), Taglieber (2004), entre outros, que têm discutido questões relativas à EA nas suas mais diversas dimensões e nos mais diversos espaços educativos.
Autores: GONÇALVES, Ana do Carmo Goulart – FURG e DIAS, Cleuza Maria Sobral – FURG