28/02/2025

Se você é uma pessoa que gosta de analisar os diferentes ambientes da superfície terrestre, interpretar dados de mapas e imagens de satélites, estudar a maneira como a sociedade interage com o meio ambiente nas diferentes dinâmicas sociais e ambientais, a Geografia pode ser a sua profissão!

Um Geógrafo estuda a superfície da Terra, incluindo o que foi produzido pelo ser humano nesse espaço, ou o que tem interferência direta ou indireta com o ser humano.  Em geral é dividida em três áreas principais.

A Geografia Física estuda os aspectos físicos da superfície terrestre, como o relevo, clima, vegetação, recursos hídricos, solo, por exemplo. A Geografia Regional tem como objetivo estudar o ambiente de acordo com informações que possibilitem regionalizar, ou seja, agrupar uma parte do espaço segundo critérios estabelecidos para características compartilhadas. Exemplo dessa área de atuação são a organização dos biomas (região natural) e o zoneamento urbano, ao definir áreas agrícolas, industriais, residenciais, comerciais (região humanizada). Por fim, a Geografia Humana tem como objetivo o estudo do desenvolvimento das atividades humanas sobre o espaço físico, incluindo o crescimento das cidades, cultura, economia, política, entre outros.

Conheça a seguir que tipos de trabalhos podem ser desenvolvidos pelos geógrafos:

  • Consultoria ambiental: a partir do estudo dos elementos naturais da Terra, como relevo, solos, vegetação, recursos hídricos, o geógrafo procura compreender sua distribuição e inter-relações, contribuindo com laudos técnicos em Estudos de Impacto Ambiental e atividades de gestão de recursos naturais.
  • Cartografia: os geógrafos são os responsáveis pela criação de representações cartográficas, ou seja, mapas que oferecem informações fundamentais para o planejamento do território.
  • Coleta e interpretação de dados: uma atividade muito comum nessa profissão é a coleta de dados. Isso pode ser feito durante a realização de levantamentos de campo para análise do ambiente físico, observação dos fenômenos geográficos e entrevistas com a população. Outra maneira de coletar dados é consultar mapas, imagens de satélite e de tecnologias como o sensoriamento remoto e relatórios produzidos pelo governo.
  • Planejamento urbano e regional: outro papel muito importante desempenhado pelo geógrafo é na formulação de políticas públicas e no planejamento de uso do solo, contribuindo para a gestão do espaço urbano e rural, o planejamento de infraestruturas. Por isso, é muito comum a atuação dos geógrafos no setor governamental.
  • Estudo da interação entre humanos e ambiente: ao investigar como as atividades humanas impactam e são influenciadas pelo ambiente físico o geógrafo pode oferecer análises e recomendações relacionadas ao uso da terra, urbanização, desenvolvimento econômico, gestão de recursos naturais e sustentabilidade. Os geógrafos também podem estar envolvidos em projetos de conservação ambiental, desenvolvimento comunitário, gestão de recursos naturais e promoção de políticas de sustentabilidade.
  • Análise geoespacial: o geógrafo também tem como atuação a análise e interpretação de dados espaciais procurando identificar padrões, tendências e relações dentro de um determinado território. Para isso, pode utilizar satélites e outras ferramentas de sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica (SIG).
  • Professor: Para ministrar aulas nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, é possível fazer a graduação de Licenciatura em Geografia. Além de atuar na educação básica, pode desenvolver atividades em centros de formação e ministrar cursos em áreas de estudo dessa área, organizações não-governamentais e em projetos de educação ambiental.

 

Fique de olho no Portal de Educação Ambiental! Em breve mais profissões para ajudar você a escolher o que vai ser quando crescer!

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

 

 

____________________________________________

Texto: Bio Saber Produções
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – DEA/ SEMIL