17/07/2024

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, por ter sido realizada 20 anos após a Rio-92, ocorreu no Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho, de 2012, e reuniu um total de 193 (cento e noventa e três) representantes de países. Teve como objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

A Conferência teve dois temas principais: a economia verde, no âmbito do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Teve como resultado um documento que contém medidas práticas para implementar o desenvolvimento sustentável, chamdo: “O Futuro que Queremos”.

Os principais temas do documento “O futuro que queremos” são:  erradicação da pobreza; segurança alimentar, nutrição e agricultura sustentável; água, saneamento e energia; turismo sustentável; transporte sustentável, cidades sustentáveis e assentamentos humanos; saúde e população; promoção do emprego e trabalho pleno, produtivo, digno e para todos; oceanos e mares; pequenos estados insulares em desenvolvimento / países menos desenvolvidos; países em desenvolvimento sem litoral / África / os esforços regionais;  mudanças climáticas; florestas; biodiversidade; desertificação, degradação do solo e seca; montanhas; produtos químicos e resíduos; consumo e produção sustentáveis; mineração; educação; a igualdade de gênero; e empoderamento das mulheres.

Na conferência, os estados-membros apresentaram um processo para desenvolver um conjunto de objetivos de desenvolvimento sustentável, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). A Conferência também lançou diretrizes sobre políticas de economia verde.

Em 2015, ocorreu em Nova York, nos Estados Unidos, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável. Nesse evento, os estados-membros da ONU definiram os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, com o objetivo de finalizar o trabalho dos ODM. Com prazo para 2030, essa agenda é conhecida como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

 

 

 

———————————————————–

Edição: Denise Scabin – CEA/ SEMIL
Gestão de conteúdo e planejamento: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Foto: Pixabay

 

 

Referências

 NAÇÕES UNIDAS BRASIL. https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente
UFSC. O futuro que queremos: https://riomais20sc.ufsc.br/files/2012/07/CNUDS-vers%C3%A3o-portugu%C3%AAs-COMIT%C3%8A-Pronto1.pdf
UOL. Conferências ambientais: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/conferencias-ambientais.htm