04/06/2021

O termo “Sensibilização” tem sido utilizado para descrever ações que dão um passo além da disponibilização de informações sobre meio ambiente e boas práticas ambientais. Isso porque mudar atitudes requer envolvimento. E, além de conhecimento, envolvimento requer atenção, sensibilidade, para o tema.

Sensibilizar, em educação ambiental, é apresentar as informações relacionadas às questões ambientais de modo que as pessoas percebam como isso está relacionado às suas vidas e de suas comunidades, e com isso estimular uma predisposição em compreender o que mais está envolvido, qual o seu papel e parcela de sua responsabilidade para, consequentemente, realizar mudanças comportamentais visando à melhoria da situação.

A sensibilização por si só não leva a mudanças duradouras, mas é uma das etapas do processo educativo, apresentando a temática e gerando vontade de conhecer mais, se aprofundar e agir. Contribui assim com a percepção consciente das pessoas, mesmo que inicial, do lugar determinante da relação com o meio ambiente, em sua própria qualidade de vida, e que da mesma forma que fazem parte da situação, podem fazer parte da mudança.

Texto:    Rozélia Medeiros (CEA/SIMA)
Edição: Rachel Azzari (CEA/SIMA)
Arte:      Cibele Aguirre (CEA/SIMA)