
18/06/2024
Tecnologia sustentável ou ecológica, ou ainda ambientalmente saudável é qualquer tecnologia (um conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos), que tem como principal objetivo, não só desenvolver produtos que facilitem a vida das pessoas, no dia a dia, mas que causem menos impactos ambientais, menos poluição, utilizem menos matérias-primas e recursos naturais, menos água e energia na sua fabricação, que sejam bens duráveis e recicláveis, que tratem ou reciclem seus resíduos e que seja ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.
Sua aplicação pretende reduzir o impacto ambiental, não agredir o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.
Tecnologia sustentável é qualquer tecnologia utilizada com o objetivo de conservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento social e econômico para as gerações futuras. É um conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados para produzir um produto.
A tecnologia sustentável exerce papéis importantes: quando a inovação tecnológica possibilita a substituição de recursos não renováveis por recursos renováveis; quando ela melhora a usabilidade de uma determinada máquina, tornando-a mais eficiente; quando a tecnologia evita a degradação, a poluição e outros efeitos ambientais adversos, resultantes de seu uso ou produção.
Alguns exemplos de tecnologias sustentáveis: eletrodomésticos com eficiência energética (que consomem menos energia); luz tipo LED; painéis de energia solar acessível; veículos elétricos; transporte público elétrico; etc.
Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no Portal de Educação Ambiental |
|
Faça parte do Whatsapp do Portal e fique por dentro do que |
____________________________________________
Texto: Denise Scabin – CEA/SEMIL
Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL
Referências
BRASIL, Anna Maria; SANTOS, Fátima. O Ser Humano e o Meio Ambiente de A a Z: Dicionário. São Paulo: FAARTE, 2007.