
29/05/2025
Esta obra pertence a uma série de livros destinados a educadore(a)s, os quais contêm informações sobre os projetos de ciência cidadã que atualmente estão em andamento no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), sediado em Santa Teresa, Espírito Santo. Mas, se você não se encontra nesta localidade, não se preocupe, pois os protocolos podem ser adaptados a outras regiões.
Os objetivos dos livros são:
– Fornecer um material de apoio para educadore(a)s realizarem projetos de ciência cidadã com seus(uas) educando(a)s;
– Incentivar a participação de educando(a)s em projetos de ciência cidadã;
– Promover uma aproximação entre a pesquisa em biodiversidade e o ensino;
– Contribuir para a alfabetização científica em temas relacionados à biodiversidade e conservação da Mata Atlântica e seus serviços ecossistêmicos.
Cada livro da série contém informações gerais sobre a questão-alvo de investigação de cada projeto de ciência cidadã e um protocolo para a realização de registros para estes projetos. Um registro nada mais é do que um dado ou uma informação que será coletado(a) e enviado(a) para um banco de dados para ser analisado(a) cientificamente. Em cada um dos protocolos, são detalhadas as diferentes formas de realizar e enviar os registros e, ainda, como eles podem ser consultados.
No presente livro, são explorados temas mais gerais relacionados a assuntos que permeiam todas as demais obras da série. Esses podem contribuir para reflexões sobre como a ciência é geralmente retratada no ensino e na mídia, como o(a)s estudantes a veem, como os conceitos científicos são relacionados ao cotidiano pelo(a)s estudantes e os objetivos do Ensino de Ciências e de instituições de pesquisa voltadas à biodiversidade, como o INMA.
Como este livro aborda conceitos básicos, recomendamos que você comece a ler a série por ele.
Esperamos que você aproveite e que se sinta inspirado(a) a incluir a ciência cidadã em suas atividades educativas
Trilhando ciência na Mata Atlântica: vamos aprender juntos?
Lima, Isabela Maria Seabra e Lacerda, João Victor Andrade
Gonçalves, Alyne e Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani