25/04/2022

Em todo o mundo, os conflitos entre humanos e animais selvagens constituem-se em um grande desafio, levando à diminuição da tolerância das pessoas para os esforços de conservação e contribuindo para vários fatores que levam as espécies à extinção. Alocando recursos adequados e formando amplas parcerias, podemos avançar para a coexistência harmônica a longo prazo que beneficia tanto as pessoas como os animais selvagens.

A publicação  Um Futuro para Todos: A necessidade de coexistência entre humanos e animais selvagens  é um relatório lançado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Rede WWF, e destaca que é possível uma coexistência pacífica entre as espécies.

Nela, destaca-se que uma gestão eficaz e bem planejada deve ser associada a abordagens integradas para minimizar este tipo de conflito a longo prazo. A meta é destacar que existe o problema, reforçar parcerias e aumentar recursos para baixar os episódios de disputas entre humanos e a vida selvagem, sugerindo também mais ações de pesquisa e prevenção. A recomendação é que o foco das análises seja para compreender a origem do conflito, usando o mapeamento de pontos críticos e avaliando as atitudes da comunidade. A colocação de cercas e o uso de ferramentas de detecção precoce também são recomendados para evitar o conflito.

O estudo teve contribuições de 155 especialistas de 40 organizações baseadas em 27 países, sublinha que com estas sugestões será possível proteger a vida selvagem e impedir a extinção de diversos animais e plantas no mundo.

Autor: UNEP e WWF

Ano: 2021

Download da publicação (em inglês)