Você já visitou um museu? Sabia que existem diversos tipos de museus em parques e outras áreas protegidas, administrados pelas instituições que fazem parte da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente?
Nesta edição do Participe! conversamos com especialistas sobre diferentes aspectos para compreender melhor a importância dos museus e como podem ser estruturados para atingirem todo o seu potencial para educação ambiental.
Neste bate-papo, participam Natália Ferreira de Almeida, Especialista Ambiental responsável pelo Museu Florestal, do Instituto Florestal, representando o Grupo de Trabalho sobre Museus do Comitê de Integração de Educação Ambiental e três especialistas convidados:
Davidson Panis Kaseker, diretor do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Mestre em Museologia pelo PPGMUS-USP (2014), é graduado em Letras pela FFLCH-USP (1983). Tem especialização em Administração pela FAAP – Faculdades Armando Álvares Penteado, em Turismo pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/MinTur e em Gestão de Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universidade de Girona (ES). Desde junho de 2013, atua na direção do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), responsável pela elaboração e implantação do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP) e também como membro do Conselho de Orientação do SISEM-SP. Desde 2019 é membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.
Elisabeth Zolcsak, Bióloga e Museóloga, tendo atuado como bióloga no Museu do Instituto Butantan (de 1983 a 1992), especialista em museografia na Estação Ciência/USP (de 1992 a 2001) e no Museu de Anatomia Veterinária/FMVZ/USP (de 2001 a 2004), professora doutora na Divisão de Difusão Cultural do Museu de Zoologia/USP (de 2004 a 2008) e consultora/assessora na empresa individual Comambi Projetos (de 2009 ao presente). Atuação em divulgação científica e cultural, educação e comunicação ambiental, organização e comunicação em museus. Formação acadêmica: bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas/USP, pós-graduação em Museologia/Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestrado em Ciência Ambiental/USP (Dissertação: Estudo da capacidade de comunicação ambiental de exposições de animais vivos) e doutorado em Ciências/FFLCH/USP (Tese: Difusão de conhecimentos sobre o meio ambiente na indústria – estudo da apropriação de informações científicas por diversos agentes).
Janes Jorge, da Universidade Federal de São Paulo,Professor Associado do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realiza pesquisas na área de história ambiental. É autor do livro Tietê, o rio que a cidade perdeu e organizou o livro Cidades Paulistas: Estudos de História Ambiental Urbana. Integra o Conselho Consultivo da Associação Nacional de História, Seção São Paulo desde 2014 e coordenou o GT História Ambiental da ANPUH/SP entre 2014 e 2018.
Links mencionados sobre o assunto
Lei Nacional de Museus 11.904/2009 – Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências |
Saiba mais:
maravilhoso encontro
Olá Ana, boa tarde!
Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental.
Obrigada por sua participação. 🙂
Olá Boa tarde! Estou muito feliz com a realização desta edição do Particípe!!!
Adoro museus com todo o seu potencial educativo, de resgate das origens e de preservação da memória para dar luz ao futuro! Obrigada a todos os participantes!!!
Olá Malu,
Obrigada pela sua participação e apoio! 🙂
Saudações aos palestrantes! Importante Participe! iniciativa do GT Museus do Comitê de Educação Ambiental da SIMA, que coloca o tema dos Museus em Áreas Protegidas, de forma interdisciplinar, abrangente, e que destaca a Biodiversidade, Cultura, Patrimônio, Acervo e Educação Ambiental nestas Unidades de Conservação. (Coordenadoria de Educação Ambiental-CEA/SIMA)
Olá Ana, boa tarde!
Obrigada por participar!:)
Ola, o MUGEO tem amostras dos recursos naturais e sua utilização pela homem, importância, preservação, conservação e extinção dos recursos
Olá Maria Inês,
Obrigada pela participação 🙂
Parabéns a todos pela iniciativa de trazer esse tema tão importante a público. Que possa contribuir para fortalecer a atuação e reconhecimento dos nossos museus da SIMA.
Olá Aline,
Obrigada pela sua participação! 🙂
Temos que preservar e conservar estes espacos tao significativos. Morei proximo ao Horto Florestal e este museu sempre acolheu os frequentadores do parque… Muito obrigada pelo lindo trabalho da Natalia e de todo grupo. Ana Luiza Pasotti
Olá Ana, boa tarde!
Bem vinda ao Portal de Educação Ambiental
Seu comentário foi lido ao vivo 🙂
Boa tarde em se tratando do meio ambiente é simples ou difícil criar museus sustentáveis ? Todo Museu pode se adaptar a esse modelo mesmo os mais antigos ?
Olá Cristiano!
Suas questões foram respondidas ao vivo no debate!
Agradecemos sua contribuição! ?
Boa tarde, no MUGEO, dentre as coleções, a coleção UTILIZAÇÃO DOS MINEIRAIS contém diversos nichos mostrando o uso dos minerais no cotidiano. O público se identifica com o uso desses materiais e a importância desses recursos naturais, sua preservação e conservação. É muito importante este acervo para Educação Ambiental de crianças e adultos. Maria Inês
Olá Maria Inês!
Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental.
Seu comentário foi lido ao vivo
O M. de Zoologia não foi citado. Como está a situação dele? Guiomar
Olá Guiomar! Sua questão foi respondida ao vivo no debate!
Agradecemos sua contribuição! ?
Abraço!
Boa tarde Pessoal. Stela de Piracaia!! Vou tentar acompanhar aqui. Estou em outro evento do PCJ sobre a problemática da água no meio rural. Parabéns a todos pela escolha do tema. Grande abraço!!!
Olá Stela, Boa tarde!
Que bom que esta novamente acompanhando o Participe! 🙂
A live fica disponível nessa página, pode assistir quando for possível.
Obrigada!
Aqui em Fortaleza Ceará, somos do Ecomuseu Natural do Mangue, gostaria de saber como podemos nos unir para fortalecer. Mais que nunca estamos precisando.
Olá Fabiana!
Agradecemos muito seu interesse e gostaríamos de receber suas informações de contato para fazermos a ponte com o Grupo de Trabalho de Museus! Abraço! ?
Somos do Ecomuseu Natural do Mangue em Fortaleza Ceará, como podemos trabalhar em conjunto com São Paulo?
Olá Fabiana!
Agradecemos muito seu interesse e gostaríamos de receber suas informações de contato para fazermos a ponte com o Grupo de Trabalho de Museus! Abraço! ?
Parabéns pela iniciativa! Ótimo tema e excelentes palestrantes…
Olá Tersia!
Agradecemos sua apreciação e esperamos contar com sua presença nos próximos eventos do Participe! ?
Os museus da SIMA são espaços que desenvolvem a educação em diferentes níveis: ambiental, histórico, cultural e científico. Seus acervos guardam parte da História da ciência do Estado de São Paulo e do Brasil, sendo pioneiros em sua área. Vamos preserva-los.
[Tania Cerati – Jardim Botânico de São Paulo- Instituto de Botânica]
Olá Tania,
Obrigada por sua contribuição.
Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental.
Seu comentário foi lido ao-vivo 🙂
Atualmente, as Ciências Ambientais(PROCAM/USP e outras Universidades) reunem as Ciências da Natureza e as Ciências da Sociedade!
Olá Ana,
Obrigada por sua contribuição!
Nós também do ECOMUSEU DOS CAMPOS de SAO JOSÉ também queremos participar desse GT.
Olá Manoela!
Agradecemos muito seu interesse e gostaríamos de receber suas informações de contato para fazermos a ponte com o Grupo de Trabalho de Museus! Abraço! ?
O Centro de Memória CETESB pode participar do GT de Museus?
Olá, Margot!
Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental e obrigada por sua participação! Claro, Margot! Será muitíssimo bem-vinda! Encaminharemos seu contato ao GT Museus!
Adorei a live Participe, muitas informações e reflexões. Esclarecedora e enriquecidora. Para as próximas discussões poderiam ser abordados os museus na pandemia e pós pandemia. Muito obrigada
Maria Inês
Olá Maria Inês!
Que bom que pudemos contribuir! Ótimas sugestões, essa também foi uma pauta abordada pelo GT Museus! Abraços!
Parabéns aos Professores, Davidson, Natália e CEA!
Ana Thereza! Sempre muito parceira! Obrigada!
Parabéns pelo debate tão necessário sobre os Museus, lembrando do valioso acervo que guardam e que devem ser preservados e estar disponíveis para acesso público. Leni Meire Lima, Instituto Florestal/Museu Florestal Octávio Vecchi.
Bem-vinda Leni!
Agradecemos a sua participação e também ressaltamos a importância do Museu Florestal Octávio Vecchi do Instituto Florestal!
Parabéns Davidson e equipe.
Olá Ana Cristina!
Agradecemos sua apreciação e esperamos contar com sua presença nos próximos eventos do Participe! ?