Você já sabe tudo sobre prevenção de arboviroses e combate ao Aedes aegypti?
No dia 04 de dezembro de 2019 aconteceu um bate-papo online e ao vivo para entender o que envolve a transmissão das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Dengue, Zyka, Chikungunya) e como a ação de cada um interrompe o ciclo e impede epidemias.
O Assessor Técnico da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), Dalton Fonseca Jr., e a técnica da Vigilância Sanitária, Cristina Shimabukuro, da Divisão de Ações sobre o Meio Ambiente, ambos da Secretaria Estadual de Saúde, foram os convidados dessa edição.
Nessa conversa, foi abordada a relação entre saúde e meio ambiente, o que fazer para o controle do Aedes aegypti e a prevenção dessas doenças, com foco nos esclarecimentos sobre os motivos de cada atitude necessária para evitar que elas se propaguem.
Foi uma excelente oportunidade para as prefeituras integrarem a Semana Estadual de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti – que aconteceu de 02 a 07 de dezembro, para os técnicos que atuam com o meio ambiente identificarem a integração do seu trabalho com a prevenção das arboviroreses, e para toda a sociedade entender melhor como e por quê agir.
Os internautas contribuíram com perguntas sobre o tema, que foram respondidas ao vivo.
Jogar a água do recipiente basta para eliminar o ovo?
Olá Luíza! Bem vinda ao Portal de Educação Ambiental!
Sua pergunta foi respondida ao vivo, mas vale repetir por aqui que, além de jogar a água do recipiente, é importante esfregá-lo com uma escova ou esponja, por exemplo, para garantir que nenhum ovo do mosquito ficou aderido nas paredes.
Quanto tempo dura o ovo depois que o mosquito coloca.
Parabéns pela inciativa!
Olá Beatriz! Bem-vinda ao portal de Educação Ambiental! No Participe! o Dalton e a Cristina informaram que os ovos podem sobreviver por mais de um ano, esperando condições adequadas para eclodirem – no caso, entrar em contato com a água. Por isso é muito importante manter os cuidados para impedir que as fêmeas do Aedes coloquem os ovos durante o ano todo!
Sempre colocam o mosquito como um vilão que quer atacar as pessoas passando doenças, é isso mesmo?
Olá Augusto! Bem-vindo ao Portal de Educação Ambiental!
OS convidados comentaram sobre sua pergunta on line, destacando que as fêmeas dos mosquitos picam para se alimentar de sangue, necessário para o desenvolvimento de seus ovos. A transmissão das doenças acontece somente se a fêmea pica alguém que já está infectado com as doenças, e então transmite para outra pessoa. Mas isso acontece como um “acaso”, na verdade, os mosquitos não “caçam” as pessoas para transmitir doenças não.
Pessoal, o link para acesso da discussão não esta disponível
Oi Carolina, bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental.
O link já esta disponível!
Participe!
Todos os mosquitos com as patas rajadas transmitem dengue?
Olá Ana! Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental!
Os mosquitos com as patas rajadas de preto e branco são da espécie Aedes aegypti, e podem transmitir dengue e outras doenças, mas isso só acontece caso o mosquito tenha picado alguém infectado antes.
Boa tarde! Audio da Raquel está baixo
Oi Humberto, boa tarde!
Obrigada estamos verificando.
Boa tarde! Muito interessante este tema. Parabéns.
Se eu encontrar larvas em um pratinho de caso, o que eu faço com elas?
Olá Fernanda! Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental!
Os convidados esclareceram ao vivo que você pode descartar a água com as larvas!
Boa tarde. A dengue e outras doenças (chicungunia, zyca) são problemas típicos de países subdesenvolvidos? Países desenvolvidos já os superaram ou nunca tiveram? Obrigado.
Olá José Fernando! Bem-vindo ao Portal de Educação Ambiental e obrigada por sua participação!
São doenças tropicais, mas não são típicas de países subdesenvolvidos. O que favorece seu desenvolvimento são as condições de temperatura elevada e chuvas mais frequentes que acontecem nessas regiões.
Com o aquecimento global, em locais que antes tinham temperaturas mais amenas e estão recentemente com temperaturas mais elevadas, estão existindo relatos de presença de Aedes também na Europa, Estados Unidos e Canadá, porque estão conseguindo agora se adaptar ao clima destas regiões.
Boa tarde! Se sabemos de todas essas informações porque ainda temos um numero tão alto de casos de dengue no Estado de SP?
Olá Fernando! Bem-vindo ao Portal de Educação Ambiental e obrigada por sua participação!
Sua pergunta foi respondida ao vivo pelo Dalton!
Vocês estão falando do mosquito que transmite a dengue mas ele pode também transmitir Zyka, Chikungunya né?
Como esta a infestação desses dois outros viros no Estado de SP?
Olá Talita! Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental! Sua pergunta foi respondida ao vivo pelo Dalton! =o)