
Esta edição do Participe! é uma realização em parceria entre a Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Consultivo da APA da Várzea do Rio Tietê, e a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.
O tema é Dia do rio Tietê e participam Katia Florindo, da Fundação Florestal e presidente do CAPAVRT; Leila Vendrametto, do Instituto Alana e coordenadora da CTEA/ CCAPAVRT; Nelson Pedroso (da Associação Global de Desenvolvimento Sustentado e Conselheiro do CAPAVRT; Solange Wuo da Prefeitura de Suzano e Conselheira do CAPAVRT); e Solange Duarte (Prefeitura de Guarulhos e Conselheira do CAPAVRT), para abordar a história do Rio Tietê e sua importância, o papel do Conselho Consultivo e da atuação dos municípios, e o que é preciso fazer para que possamos continuar celebrando sua existência.
Sobre quem participa:
Katia Bastos Florindo – Gestora de Unidades de Conservação da Fundação Florestal
Especialista em Democracia e Legislativo Brasileiro e Bacharel em Turismo. Atuou como diretora de Divisão de Unidades de Conservação e na coordenadoria de parques urbanos Secretaria do Meio Ambiente do Município de São Paulo. Atualmente está na gestão de unidades de conservação estaduais – APA Várzea do Rio Tietê e Estação Ecológica de Itapeti. Presidente dos Conselhos gestores das unidades de conservação citadas e membro titular do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Tietê.
Leila Vendrametto – Conselheira, coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental e representante do Instituto Alana
Doutoranda em Ciência Ambiental no PROCAM/IEE/USP, graduada em Comunicação Social (2007), Geografia (2015) pela PUC-SP e especialista em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP (2011). Atualmente sou coordenadora do projeto Urbanizar no Instituto Alana, com o objetivo de desenvolvimento e articulação local no Jardim Pantanal.
Bióloga Solange Duarte – Conselheira, representante da Prefeitura de Guarulhos
Doutoranda em Planejamento e Gestão do Território, pela UFABC, Mestre em Geografia – Análise Ambiental e Dinâmica Territorial, pela UNICAMP, Especialista em Gestão Pública Municipal pela UNIFESP, Especialista em Gestão e Conservação de Espaços Naturais, pela FUNIBER e Especialista em Planejamento Ambiental, pela UFF. Bióloga na Prefeitura de Guarulhos desde 2002, com atuação na área de planejamento ambiental, com enfoque em unidades de conservação. Representa a Prefeitura de Guarulhos no Conselho Gestor da APAVRT.
Solange Wuo – Diretora de Controle e Fiscalização Ambiental da prefeitura de Suzano
Ativista ambiental desde 1982, Bióloga de formação, trabalha na Gestão Pública Ambiental Municipal desde 2001. Atuou nos municípios de Salesópolis, Guararema e Suzano, e atualmente desde 2017 é Diretora de Fiscalização e Controle Ambiental na Prefeitura de Suzano. Coordenou a CT de Educação Ambiental do CBHAT, de 2015 até 2020. É Coordenadora Adjunta da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do CONDEMAT, Coordenadora do GT Mananciais do CBHAT , membro do Conselho gestor da APAVRT. Membro do Conselho da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da RMSP, Membro do Grupo de Fiscalização Integrada da APRM -ATC.
Nelson Pedroso – Presidente da AGDS – Conselheiro, representante da Associação Global de Desenvolvimento Sustentado e Coordenador do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Desenvolvimento Sustentável
Psicólogo e mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo, coordena programas de produção de hortas urbanas, energias verdes entre tecnologias sustentáveis. Foi presidente do CBH-AT, onde coordenou diversas câmaras técnicas de recursos hídricos e integrando-se na formulação das Leis Específicas das APRMs.
|
Venha fazer parte dessa CelebrAção! Diga o que quer saber sobre o assunto! Participe!
Importante! Nessa edição temos a presença de intérprete de libras!
Links mencionados:
Informações sobre a APA Várzea do Rio Tietê – https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/area-de-protecao-ambiental-varzea-do-rio-tiete/ Vídeo desenvolvido pelo Instituto Alana sobre o Rio Tietê – https://www.facebook.com/programaespacoalana/videos/4428151190615260/ |
Gostaria de saber o que vem sendo realizado para diminuir a condição histórica de poluição das águas do rio Tietê e de suas margens, por todo tipo de poluentes (químicos, biológicos, sólidos, esgoto, etc), que transformam as águas desse grande rio, em um rio morto, não podendo ser utilizado nem para harmonia paisagística.
Uma vez que a carga de poluentes vem da Bacia do Alto Tietê (BAT), quais são as tratativas que vem sendo feita junto à Bacia do Sorocaba e Médio Tietê (BSMT) para, de certa forma, compensar a perda de usos do recurso hídrico na região, que se encontra a jusante da BAT?
Olá Célia! Bem-vinda ao Portal de Educação ambiental!
Agradecemos sua presença e participação!
Suas questões foram abordadas ao vivo e encaminharemos os aspectos pontuais para maior esclarecimento. Aguarde. 🙂
Saudações!
Com o aumento da captação e tratamento dos esgotos aqui na Grande São Paulo, hoje, até onde vai a “mancha” de poluição no nosso Rio Tietê? … na mesma linha, como está o processo de tratamento em Guarulhos e em Mogi das Cruzes, já temos resultados positivos com relação a ETEs ? Gratidão!
Olá Wilson! Bem-vindo ao Portal de Educação ambiental!
Agradecemos sua presença e participação!
Sua questão foi abordada ao vivo e encaminharemos os aspectos pontuais para maior esclarecimento. Aguarde. 🙂
Saudações a todos!
Olá Almir! Bem-vindo ao Portal de Educação ambiental!
Agradecemos sua presença e participação! 🙂
Parabéns Solange.estamos acompanhando um lindo trabalho ambiental sustentável em Suzano. Programa municipal verde e azul.
Olá Daniela! Bem-vinda ao Portal de Educação ambiental!
Agradecemos sua presença e participação!
Também agradecemos e con-gratulamos pelo admirável trabalho ambiental da Solange. 🙂
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.