Atualmente o uso de mídias digitais para a oferta de projetos de educação ambiental tem sido muito discutida por vários especialistas, tanto da área da Educação como do Meio Ambiente.

Contudo, há vários que se questionam inclusive sobre a qualidade de aprendizagem obtida nesses processos de uso de mídias digitais. Aliás, mais do que a definição de tecnologias digitais, há um questionamento sobre como adotá-las por meio do uso de metodologias diferenciadas de aprendizagem, que contribuam de forma significativa com o processo de sensibilização, conscientização e educação ambiental.

O foco desta edição do Participe é exatamente sobre esse tema tão relevante: Educação Ambiental e Mídias Digitais! Nele são apresentados conceitos ligados às interfaces da Educação e Comunicação (também conhecida por Educomunicação), e ao uso de Mídias Digitais, com destaque para o desenvolvimento de competências específicas, como protagonismo e comunicação dialógica, tão relevantes para se promover a reflexão sobre os inúmeros aspectos ligados ao meio ambiente.

Para tanto, são apresentadas algumas premissas conceituais e exemplos práticos sobre Educação Ambiental, a partir de princípios de aprendizagem por projetos mediada por tecnologias digitais, considerando temáticas definidas com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Também são propostas premissas de design de experiência de aprendizagem, para facilitar a estruturação de propostas de aprendizagem com foco também no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, e são apresentadas algumas dicas de avaliação formativa.

As convidadas são Luci Ferraz de Mello, da L.F. Edu-Com Maria Del Carmen Chuda, da Testo Digital, trazendo conceitos, experiências e possibilidades sobre a Educação Ambiental e Mídias Digitais para que possamos transformar o modelo de educação ambiental e promover a sensibilização, conscientização e educação ambiental mais consistente e transformadora que tanto almejamos.

Sobre as convidadas:

LUCI FERRAZ DE MELLO
Pós-doutoranda em Educação, pela PUC-SP
Doutora e Mestre em Comunicação e Educação, pela Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.
Graduada Administração de Empresas, pela EAESP-FGV
É especialista em cultura e fluência digital na educação, sendo que ministra cursos de Design de Experiência de Aprendizagem com Mediação Tecnológica e Avaliação Formativa para formadores de diferentes níveis de ensino. Atua como professora tutora em turmas de Graduação Tecnológica a Distância, da FGV IDT, para disciplinas de Gestão de Pessoas e Liderança.
Atuou como perita sênior para o Projeto Diálogos entre União Europeia e Brasil, que é uma parceria entre o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação do Brasil, Ministério da Educação do Brasil e  União Europeia, sobre a formação de profissionais da Indústria 4.0.
Foi assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, tendo contribuído para a elaboração do Currículo da Cidade de São Paulo e respectivas Orientações Didáticas, para Ensino Fundamental, área de Tecnologias para Aprendizagem. E para o Currículo da Cidade de São Paulo e respectivas Orientações Didáticas, para Educação de Jovens e Adultos, área de Tecnologias para Aprendizagem.
Realizou consultorias sobre educação com mediação tecnológica e avaliação formativa para BRASCOM, INFI-FEBRABAN, Fundação Lehman, CIeb, Fundação Torino, Fundação Dorina Nowill, dentre outros.
Está pesquisadora junto ao Projeto OLAF – Online, Learning and Fun, coordenado pela Open University do Reino Unido, em parceria com a PUC-SP, dentre outras instituições internacionais. Autora de publicações técnicas sobre metodologias  e estratégias diferenciadas.
Foi uma das idealizadoras do evento Encontro de Universidades, para promover a aproximação da academia com o corporativo, organizado pelo INFI-Febraban.
Foi professora convidada de Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, e foi pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, onde realizou vários projetos sobre as interfaces Comunicação Educação ou Educomunicação.
MARIA DEL CARMEN CHUDE
Diretora Pedagógica do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação, do Instituto Ciência Hoje, organização social sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, responsável por projetos de divulgação científica e tecnológica. O Programa, certificado como Tecnologia Social pela UNESCO com a Fundação Banco do Brasil  e também reconhecido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como um programa que contribuiu com os Objetivos do Milênio (ODM Educação de Qualidade para Todos) tem promovido diferentes experiências nas redes públicas municipais, em torno da Educação Ambiental, integrando projetos e agendas de Educação e Meio Ambiente.
Formadora de formadores e de facilitadores da aprendizagem, especializada em Pedagogia Transdisciplinar pela Multiversidad Edgar Morin (Mex). Autora de projetos e programas na área de Ciências da Educação, como Mentora da Testo Digital, com foco em Inovação Educacional & Educação ao longo da vida.
Licenciada pelo ICELP (International Center for the Enhancement of Learning Potential) para desenvolver o PEI (Instrumental Enrichment Program) – instrumento de metacognição para o desenvolvimento da inteligência conforme a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e a Experiência de Aprendizagem Mediada. Consultora de projetos de desenvolvimento de talentos humanos e competências em empresas, instituições e organizações do terceiro setor. Atua no desenvolvimento de competências profissionais, formação de equipes docentes e gestoras em inovação socioeducativa com diálogo na cultura digital.

 

14 Respostas para “Participe! Educação Ambiental e Mídias Digitais”

  1. Ana Crsitina disse:

    Importantíssimo o tema sobre a educação ambiental e o ambiente de mídias sociais.
    As mídias sociais vieram para ficar.
    São instrumento de difusão de notícias, opiniões, debates, informação, educação, orientação, mas que mal utilizada pode difundir notícias falsas fazendo com que perca a credibilidade perante a opinião pública.
    Como fazer para que as mídias sociais possam se firmar como instrumento voltado a informação e educação, sem deixar dúvidas ou pior indiferença sobre o que se publica.
    Como se adquirir credibilidade perante uma onde de notícias falsas e enganosas por parte de pessoas descomprometidas com o bem estar social e ambiental?
    Vamos utilizar cada vez mais esse instrumento, para se firmar como um meio rápido, na difusão de notícias e educação, sem nenhuma interferência que ponha em dúvidas o objetivo da informação.

    1. Rozélia - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Ana Cristina!
      Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental!
      Agradecemos sua participação. Suas considerações foram comentadas ao vivo.

  2. Fernando Henriques disse:

    Parabéns pelo tema em tempo de notícias sem critério de conteúdo e especulativas .

    1. Rozélia - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Fernando! Agradecemos seu interesse e participação! Seus cumprimentos foram lidos ao vivo. Bem-vindo ao Portal de Educação Ambiental!

  3. Minéia Cazari disse:

    Minéia – Interlocutora suplente do PMVA do município de Ourinhos – Maravilhoso esse tema. Importantíssimo. Parabéns a todos os envolvidos.

    1. Rozélia - Portal de Educação Ambiental disse:

      Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental, Minéia! Agradecemos pelos cumprimentos e participação do Município de Ourinhos!

  4. Minéia Cazari disse:

    Profª Luci, me emocionei com a história desse professor. Vou levar isso pra minha vida!

    1. Rozélia - Portal de Educação Ambiental disse:

      Minéia, realmente muito emocionante esta história exemplar trazida pela Prof ª Luci!

  5. Erika Megumy Tsukada disse:

    Erika Tsukada – Suplente do PMVA do município de São Paulo. Parabéns as palestrantes e obrigada a equipe do PMVA/SIMA por oportunizar esse momento.

    1. Rozélia - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Erika! Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental! Seus cumprimentos foram mencionados ao vivo!

  6. Malu Freire disse:

    Mais uma edição do Participe! com um tema muito importante. Muito obrigada às Professoras LUCI FERRAZ e MARIA DEL CARMEN pelos ensinamentos tão relevantes e atuais. Parabéns!

    1. Rozélia - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Malu!
      Mas uma vez bem-vinda ao Participe! Agradecemos seus cumprimentos! Seus cumprimentos e incentivo foram mencionados ao vivo!

  7. Ana Thereza Junqueira CEA/SIMA disse:

    Questão à Prof Luci e Carmem: No contexto da pandemia e de novos paradigmas, valores e conhecimento científico, como trazer a riqueza da vivência, do processo(caminho), de aprendizagem e transformar, por meio da tecnologia, o que é papel dos Educadores, participação social e transformação da sociedade?

    Às professoras Luci e Carmem meu agradecimento especial por toda a apresentação, conhecimento e prática! Pelo brilhantíssimo e espero que retornem ao nosso espaço educador

    1. Rozélia - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Ana Thereza!
      Agradecemos especialmente sua contribuição na realização desta edição do Participe! Foi fundamental. Suas considerações e cumprimentos foram lidos ao vivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *