No dia 12 de fevereiro de 2019 foi realizado um bate-papo online ao vivo sobre como fazer um projeto de Educação Ambiental para financiamento Fehidro nesta página.

Devido a um problema de transmissão, nem todos puderam acompanhar o vídeo ao vivo. Por isso, fizemos um novo vídeo com melhor qualidade, e respondendo a todas as perguntas referentes ao tema. Pedimos desculpas pelo inconveniente!

A equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental explicou o que é o Fehidro e disse quais características e tópicos o projeto precisa ter. Os internautas puderam contribuir com perguntas sobre o tema, que foram respondidas ao vivo.

O tema é de grande interesse para prefeituras, ONGs e outros grupos ligados à Educação Ambiental, então divulgue pra todo mundo!

Documentos citados no vídeo:
Link do SIGRH

Link do MPO – Manual de Procedimentos Operacionais

Link Roteiro Básico para elaboração de Termo de Referência de Educação Ambiental FEHIDRO

Roteiro para elaboração de projetos de Educação Ambiental

 

69 Respostas para “Participe! Projetos de Educação Ambiental para financiamento Fehidro”

  1. Lucia Helena da Silva disse:

    Temos interesse em participar. Porém, se acontecer antes do dia 08/02 seria ideal, prazo para entrega de solicitações de financiamento ao Fehidro…

    1. Sandra - Portal de EA disse:

      Oi, Lucia! Infelizmente já temos a data agendada. É importante lembrar também que cada Comitê de Bacia tem um prazo diferente.

  2. Mateus Trindade disse:

    Para participar é só acessar esse link no dia e horário marcado?

    1. Sandra - Portal de EA disse:

      Oi, Mateus! Isso mesmo!

  3. maria bernadete pereira disse:

    A verba aplicada em projetos contemplados pela Fehidro como é feito o acompanhamento da implantação do projeto, se esta sendo feito no prazo e as ações propostas estão sendo aplicadas e qual o resultado?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Maria Bernadete,

      O acompanhamento da execução e implantação do projeto são realizados pelo agente técnico, que avalia tanto a execução física quanto a financeira. Quanto a execução física o Agente Técnico avalia por meio de relatórios, fotos, vídeos, ou qualquer tipo de documento ou material encaminhados pela Instituição Tomadora que possam comprovar a execução do projeto, nos quais o Agente Técnico avalia se estão de acordo com os objetivos, metas e ações contemplados no Termo de Referência.
      Quanto a execução financeira, são avaliadas os documentos comprobatórios das contratações (orçamentos, documentos licitatórios) e dos gastos (notas fiscais, etc), assim como, se as contratações e gastos estão de acorco com a Planilha de Orçamentos apresentada pla Instituição Tomadora.
      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida estou a disposição.

  4. Cibele dos Santos disse:

    O video poderá ser disponibilizado depois? Neste dia teremos uma audiência pública no Município e não terá como acomoanhar o bate papo.

    Obriagada!

    1. Sandra - Portal de EA disse:

      Oi, Cibele! Ficará disponível sim! Só visitar esse link depois. Se tiver alguma dúvida sobre o tema, deixe a pergunta aqui e responderemos.

      1. Cibele dos Santos disse:

        Que ótima notícia!! Estava preocupada em não conseguir assistir.
        Obrigada!!

  5. Rafael Vieira Porsani disse:

    Eu vou poder aplicar este modelo em todos os locais?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Rafael! Sim, o Fehidro é válido em todo o Estado de São Paulo, e a Coordenadoria de Educação Ambiental é o Agente Técnico que faz a análise dos projetos de Educação Ambiental em todo o Estado.

  6. Rogério disse:

    Vcs conhecem o projeto Casa mais Verde, um micro bioma urbano buscando à sustentabilidade. Um lar sustentável é possível?!!! Link repórter eco TV cultura https://youtu.be/of8ICvJq6wU

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Rogério! Como falamos no vídeo, para a Área de Atuação: Educação Ambiental para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos, só são financiados projetos para as linhas de Ação: “Sensibilização, conscientização e mobilização socioambiental” e “Educação voltada à comunicação, difusão e disseminação de informações”. No caso do financiamento para a construção de um espaço como esse, deveria ser pleiteado em outra área de atuação, mas apenas órgãos públicos podem pleitear para a construção. No caso de uma ação de Educação Ambiental, ela precisa ter uma proposta mais formativa, e não apenas a distribuição de mudas ou visitas ao espaço, por exemplo.

  7. syllis bezerra disse:

    Bom Dia!

    Com muita alegria!!

    A ECOPHALT já realiza através do PROGRAMA ECOKIDS e do PROGRAMA ECO COMPOSTA atividades de educação ambiental nas escolas da Baixada Santista!
    Mas, está na hora de ampliar este trabalho!

    Temos grande interesse em participar deste valioso curso!

    Gratidão!

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Syllis, espero que o curso tenha ampliado seus conhecimentos para execução de novos projetos.
      Boa sorte!

  8. Sandra - Portal de EA disse:

    Sim! Dê F5 para atualizar

  9. RODRIGO MOREIRA disse:

    Olá
    boa tarde

    Projetos relacionados a formação de multiplicadores e agentes de desenvolvimento comunitário voltado para educação ambiental, podem ser financiados ?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Rodrigo! Absolutamente! Essa é a ideia. No entanto, o projeto precisa estar alinhado ao Plano da Bacia em questão. Não pode ser um projeto de Educação Ambiental genérico, sem relação com a problemática explícita no Plano de Bacia. Para isso, é importante fazer a justificativa de seu projeto, constando como ele responde às questões locais.

  10. Grasiele disse:

    Oi gostaria de saber se pode ser feito projeto a nível local (municipal) ou somente regional?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Grasiele!

      Os projetos podem ser feitos em um Município, mas é interesante que abranjam outros municípios da bacia, pois com outras parcerias as metas do projeto podem ser potencializadas, lembrando que pode alcançar um público alvo maior, tendo assim o projeto um melhor bebefício socioambiental.

  11. HUMBERTO ALCKMIN disse:

    Tenho comigo que os Projetos Fehidro, dentro da UGRHi-2 ainda não atingiram uma consistência de planejamento e gestão para Educação Ambiental, a CTEAMS recebe poucos Projetos para avaliação, imagino que estejamos muito mais voltados à ação imediata em solucionar problemas de segurança hídrica do que educar ambientalmente nossos munícipes

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Humberto! Na verdade esse é um problema que atinge a todas as Bacias… Por isso nosso próximo tema será como qualificar os projetos de Educação Ambiental. Vamos abordar as linhas de Educação Ambiental, questões teóricas, legislação e problemas conceituais recorrentes. Será no dia 27/03!

  12. Grasiele disse:

    Escolas públicas ou particulares podem ser tomadoras?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Grasiele! Não há impedimento para que a escola faça a solicitação, mas é mais comum que a solicitação venha pela prefeitura, já que é necessário ter um gestor do projeto que acompanhe toda a parte financeira do valor pleiteado. Também sugere-se que o projeto seja mais amplo, atingindo mais escolas, de modo que a problemática apontada no Plano da Bacia possa ser trabalhado de modo mais amplo. No caso de escolas privadas, elas se enquadram na categoria de empresa privada, então não há restrições também, mas, da mesma maneira, vale a recomendação de projetos de amplitude maior.

  13. Paulo Eloriaga disse:

    Esse video vai estar disponivel para assistir novamente? seria interessante salva-lo, pois a Prefeitura bloqueou o acesso ao youtube…

    1. Sandra - Portal de EA disse:

      Oi, Paulo! Vai sim

  14. Adriana Florentino disse:

    1 – Em relação a produção intelectual, como fica em caso de livro e correlatos? No termo de cooperação técnica e compromisso de bens móveis, clausula quinta da propriedade de resultados item 3 consta: a utilização ou a propriedade do produção final fica estendida a propriedade ao CBH-BS , no sentido de subsidiar projetos estendidos vinculados a (especificar a forma de utilização junto ao CBH no âmbito das metas estabelecidas no Plano Estadual de Recursos Hídricos).
    O tomador pode reeditar futuramente a obra?

    2- Em caso de sites, ao termino do projeto, o site pode continuar ativo pelo tomador? Da mesma forma que na questão anterior, como ficam os direitos autorais?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Alá Adriana!

      Quando se fala de produção intelectual deve-se ter em mente a legiaslação de direitos autorais e o que foi pactuado no Termo de Cooperação firmado entre as partes. Para uma resposta mais específica, favor entrar em contato com o Comitê de Bacia que firmou o Termo de Cooperação.

      Quanto ao site continuar ativo ao término do projeto, provavelmente, o Comitê deve analisar se a continuidade do site trará benefícios socioambieais para a região. Mas essa questão também deve ser esclarecida com o Comitê de Bacias da região em que o projeto foi executado, lembrando que cada comitê tem regras específicas.

  15. Beto Alckmin disse:

    A falta de informação e formação efetiva dos possíveis atores, em especial técnicos municipais que necessitam de aprendizado para planejamento é motivo da baixa demanda por projetos de EA na UGRHi-2.
    Projetos de EA, avaliados de forma burocrática impede inclusive a ação pedagógica da demanda, busque saber quantos pedagogos existem nas CTEA’s dos CBH’s…mais específico da UGRHi-2

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Beto,

      As prioridades de ações são definidas pelos Programas de Duração Continuada de cada Comitê, já no que tange a avaliação dos projetos, a competência do Agente Técnico é somente na análise da execução do projeto.

  16. Chico Schnoor disse:

    O projeto pode contemlar ações ja exitentes que precisam de apoio para continuar? Atende Unidades de conservação?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Beto,

      O projeto pode sim contemplar ações já existentes que necessitam de apoio, desde que esteja alinhado à Política de Recursos Hídricos e as prioridades do Programa de Duração Continuada do Comitê da região.

      E os projetos podem sim atender Unidades de Conservação, desde que atendidas as mesmas especificidades acima colocadas.

  17. Tabita Teixeira disse:

    Algumas Diretorias de Ensino Regional possuem interesse em participar como parceiros, no entanto, devido ao longo processo do FEHIDRO até começar realmente o projeto (que pode levar mais de 1 ano), as mesmas respondem que assim que inciar o projeto poderemos procurá-las novamente. A mudança de gestão durante essa espera atrapalha também conseguir essa declaração de parceria.

    Outras Diretorias comentam que dependem da Secretaria Estadual de Educação e estas pedem para que o projeto esteja em andamento ou que comprovem o mesmo. Em outros momentos já obtivemos a resposta da Secretaria de que cada Diretoria possui sua autonomia.

    Em resumo, vemos dificuldades em comprovar essas parcerias antes da aprovação do projeto. Como proceder nessas situações quando as Diretorias mostram um sinal verde para o projeto, mas não comprovam com uma declaração?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Tabita,

      A apresentação de comprovação formal de parceria com a Diretoria Regional de Ensino no âmbito da bacia hidrográfica é pré-requisito do Manual de Procedimentos Operacionais.
      Isto porque pode acontecer da Instituição Tomadora formatar o projeto com a realidade dessa parceria, e caso a mesma não se formaliza o projeto, todo pode ficar comprometido.
      Uma forma de amenizar as dificuldades por você colocadas, pode ser apresentar um documento que comprove a intenção da participação da Diretoria de Ensino no projeto, e juntar a comprovação posteriormente, lembrando que mesmo assim, pode a Instituição Tomadora correr o risco da parceria não se concretizar.

  18. Erika Calado disse:

    O projeto pode ser progressivo? Atingindo em etapas o publico alvo?
    Ex: Agentes recicladores, professores da rede municipal, crianças das escolas municipais e enfim para população?

    Qual o prazo máximo entre as etapas

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Érika! Pode ter sim! Mas talvez seja mais interessante você focar em um público específico para tratar de um problema da Bacia e chegar em resultados mais eficientes. Falaremos sobre isso na próxima edição, no dia 27/03, sobre como qualificar projetos de EA Fehidro. Sobre o prazo, você define os prazos em seu projeto. O Agente Técnico irá avaliar se é viável tal prazo, não sendo tão curto para atingir metas grandes, ou longo demais para ações pontuais. mas não há qualquer limitação expressa de prazo.

  19. Valdizar Albuquerque disse:

    Existe alguma exigência especifica para a Educação não formal para conforme Política Nacional de Meio Ambiente para financiamento, por ex pode ser pessoa física ou somente ONGs, OSCIP, Associações ou Poder Público?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Valdizar! O Manual de Procedimentos Operacionais do Fehidro diz que podem ser agraciadas apenas órgãos públicos, entidades sem fins lucrativos, e empresas privadas que sejam usuárias de recursos hídricos. Ou seja, pessoa física não pode pleitear.

  20. Nelson Portéro disse:

    Uma duvida recorrente aos tomadores de recursos FEHIDRO.
    O Tomador dos recursos apresenta o projeto, se classifica e após assinado o contrato, pode com a sua equipe realizar o empreendimento ou será necessário a contratação, por licitação, de uma empresa para a realização do projeto?

    Como funciona nesses casos…

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Nelson! O tomador pode atuar no projeto apenas com contrapartida. Não pode solicitar recurso para pagar a própria equipe. Ele precisa contratar um terceirizado, seguindo os princípios de impessoalidade, como diz a lei de licitações. O terceirizado também não pode ter relação com o Comitê de bacia.

  21. Caroline Souza disse:

    O escopo de ser de formação de professores da educação fundamental? Ex. Ceu Navegantes e escolas do entorno (na beira da billings? A diretoria do ceu pode ser a tomadara do recurso? ou só poderia ser a prefeitura de são paulo ou a secretaria de educação?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Caroline,

      O escopo do projeto pode ser sim de de formação de professores da educação fundamental, lembrando que se objetido do projeto é qualificar um público já qualificado, ou seja, de professores, deve a instituição tomadora comprovar a experiência da equipe técnica que atuará no projeto, como formação e experiência.
      Já diretoria do CEU não pode ser tomador de recurso FEHIDRO, nesse caso a Prefeitura é que deve desenvolver o projeto.

  22. Cristiane disse:

    Olá. Projetos que possuem obras e também (por exigência do Comitê) projeto de educação ambiental, estavam tendo dificuldade de obtenção de agente técnico para a avaliação. Esta fragilidade do sistema fehidro foi resolvida?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Cristiane! O projeto deve ter clareza na definição das áreas de atuação. Os agentes técnicos são pré-definidos e atendem apenas o escopo a que lhes são atribuídos. Se há dificuldade no encaminhamento do projeto por parte do Comitê de Bacia, isso foge à nossa atuação.

  23. Maria Aparecida Neves disse:

    Gostaria de saber se os Recursos FEHIDRO também podem ser Utilizados para Saneamento Básico em necessidade de troca de tubulação tipo Manilhas com vazamento , Aquisição de Bombas dosadoras de Cloro e Fluor em Água de Abastecimento Público e até compra e manutenção de veículos para as devidas inspeções ?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Maria Aparecida! Esse tipo de projeto não se enquadra na área de atuação “Educação Ambiental para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos”, que é a proposta do vídeo de hoje. Procure o Manual de Procedimentos Operacionais do Fehidro. Lá você vai encontrar a especificação do que pode e o que não pode ser financiado para cada área de atuação.

  24. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento de Santana de Parnaíba disse:

    Boa tarde! Estamos desde às 14h tentando acessar o vídeo, mas sem sucesso. Gostaríamos de deixar registrada nossa participação e confirmar a possibilidade de acessar o vídeo posteriormente.
    Obrigada!

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, pessoal! Desculpem-nos o transtorno. Nem todos puderam assistir ao vídeo ao vivo devido a uma questão de cache na máquina. Mas agora o vídeo já está disponível para ser assistido. Caso você ainda não consiga ver, dê Control+F5 para atualizar seu navegador. Estamos trabalhando para que o problema não ocorra da próxima edição. No dia 27/03 vamos falar sobre como qualificar seu projeto de EA Fehidro. Espero que possa acessar!

  25. Rosemary Isidoro dos Santos. disse:

    Amei está iniciativa

  26. Mariane Lima disse:

    Olá meninas, muito bom este bate-papo! Estava funcionando bem para mim, uma pena ter acabado.
    Sou do FunBEA (Fundo Brasileiro de Educação Ambiental) e somos tomadores do financiamento Fehidro na Baixada Santista, Litoral Norte e Pardo. Creio que o segredo do bolo é mesmo decorar e seguir à risca o MPO, bem como utilizar referências atuais, dados quantitativos também atuais (plano de bacias, relatório de situação etc.) e sempre vincular e correlacionar às políticas de recursos hídricos e EA. Aí vem a minha pergunta: a PNEA tem como primeiro princípio o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo. Ao analisar os projetos, as propostas que utilizam de metodologias participativas e que envolvam a comunidade ganham “pontos” a mais na concorrência?
    Afinal acreditamos que só o envolvimento da sociedade é que garante a sustentabilidade das ações.

  27. João Marcos Paiva disse:

    Boa tarde!

    Para inscrever um projeto no FEHIDRO eu necessito ter um cargo ou algum vínculo com uma entidade do terceiro setor? Ou o consentimento da pessoa responsável pela entidade já basta??

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, João Marcos! Como falamos, apenas órgãos públicos, entidades sem fins lucrativos e empresas privadas podem ser agraciadas. Ou seja, pessoa física não pode ser agraciada.

  28. Sandra - Portal de EA disse:

    Vamos fazer um novo vídeo e disponibilizá-lo, Rafael. Em breve divulgamos

  29. Camila Daronco disse:

    Boa tarde,
    Um projeto para construção e execução de um Centro de Educação Ambiental se enquadra dentro dos critérios para pleitear recursos do Fehidro em educação ambiental? O Centro será voltado, principalmente, para educação ambiental na área de recursos hídricos, preservação do solo e APP, visto que está localizado dentro da área onde está inserida a Nascente Modelo do município, que dá origem ao Córrego que abastece o município.

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Camila! Como falamos no vídeo, a construção em si (do prédio) só é permitida a órgãos públicos. É possível pleitear para a aquisição de materiais e equipamentos, desde que respeitadas as regras do Manual de Procedimentos Operacionais (por exemplo, material de informática deve ser doado a um órgão público). É importante também que o projeto esteja alinhado e justificado pelo Plano da Bacia em questão. Coloque essas informações na justificativa. No dia 27/02 vamos fazer outro bate-papo, agora sobre como qualificar projetos de EA Fehidro. Será bacana dar uma olhada para que o projeto esteja mais adequado desde sua concepção.

  30. Rogerio disse:

    No projeto casa mais verde, não só distribuímos e plantamos mudas, temos várias outras ações. Uma delas foi criar uma peticao publica p protecao das nascentes do jd cristin Alice- Guarulhos. Link da chamada https://peticaopublica.com.br/?pi=P2012N28414&fbclid=IwAR3qGvJAw6qqsedjwXDmSsrtdi5rveitqpc8zAJB42VISFU_9OQvc_Tw1PE
    Se possível colaborem com assinatura e divulgação. Grato

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Rogério! No caso de haver ações de Educação Ambiental, sim, se enquadra! O que não poderia, por exemplo, é ter apenas petições, pois apesar de se enquadrar como “mobilização”, ela não tem caráter formativo, que é o que caracteriza a ação de Educação Ambiental. Apenas recordando, o projeto seria inscrito na Área de Atuação: Educação Ambiental para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos; Ação: Sensibilização, conscientização e mobilização socioambiental. A questão é bem bacana, por isso estou encaminhando para as colegas que vão falar sobre como qualificar os projetos de EA Fehidro, no dia 27/02. Se tiver mais alguma dúvida, só mandar pra gente!

  31. Rogério disse:

    A cidade de Guarulhos pertence a bacia do alto tiete?

    1. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Rogério, para saber Comite de http://www.sigrh.sp.gov.br/municipios

    2. Sandra - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Rogério, para saber qual o Comitê que pertence o Município de Osaco voc^deve acessar o link: http://www.sigrh.sp.gov.br/municipios

  32. Rafael Vieira Porsani disse:

    Que horário será o ao vivo de hoje? 27/02

    1. Rachel - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Rafael!
      O Participe! de hoje será às 14h00! Até lá!

      1. Chico disse:

        Hj sera neste mesmo link?

        1. Natasha - Portal de Educação Ambiental disse:

          Sim

      2. Chico disse:

        Olá,
        O de hj e neste mesmo link?

  33. Chico disse:

    Tem previsão de inicio?

    1. Natasha - Portal de Educação Ambiental disse:

      já começou. tem que entrar no link e se não for de um Control F5

  34. Karina disse:

    Existe recurso da FEHIDRO/ CBH que é destinado exclusivamente a Educação Ambiental?

    1. Rachel - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá Karina! Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental! Sim, os Comitês de Bacia Hidrográfica definem anualmente o recurso a ser disponibilizado para financiamento de projetos de educação ambiental na gestão de recursos hídricos.
      No site do Sistema de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos
      é possível entrar em contato com os Comitês de Bacia Hidrográfica para ter mais informações sobre os prazos e condições para apresentação de projetos de educação ambiental para financiamento pelo FEHIDRO! Abraços! =o)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *