26/01/2025

Em 26 de janeiro, celebramos o Dia Mundial da Educação Ambiental. A data foi instituída no ano de 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover uma maior sensibilização e qualificação das pessoas em todo o mundo, a respeito da necessidade e importância de se proteger o meio ambiente, por meio da educação ambiental. A data surgiu em decorrência da “Carta de Belgrado”, documento elaborado ao final do encontro realizado em Belgrado, Iugoslávia, em 1975, promovido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a Conferência de Educação Ambiental ou Encontro de Belgrado.

“A Recomendação 96 da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano nomeia o desenvolvimento da Educação Ambiental como um dos elementos mais críticos para que se possa combater rapidamente a crise ambiental do mundo. Esta nova Educação Ambiental deve ser baseada e fortemente relacionada aos princípios básicos delineados na Declaração das Nações Unidas na Nova Ordem Econômicas Mundial.

É dentro desse que devem ser lançadas as fundações para um programa mundial de Educação Ambiental que possa tornar possível o desenvolvimento de novos conceitos e habilidades, valores e atitudes, visando a melhoria da qualidade ambiental e, efetivamente, a elevação da qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.” (Carta de Belgrado)

A origem da Educação Ambiental se deu conjuntamente a movimentos globais, decorrentes de reflexões sobre o modelo de desenvolvimento predominante. Desde a década de 60, constatações de que diversas atividades humanas, que possibilitaram crescimento econômico, traziam impactos ao meio ambiente e ameaçavam as condições de saúde e sobrevivência humana, como retratado no livro “Primavera Silenciosa”, de Rachel Carson, em 1962.

Além dos danos provocados no meio ambiente, decorrentes do que é produzido ou utilizado na produção de bens utilizados em nossa sociedade de consumo, outra coisa que começou a atrair a atenção mundial foi o questionamento sobre se os recursos naturais são suficientes para suprir nossas necessidades.

A “Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano”, realizada em Estocolmo, em 1972, apresentou como resultado uma Declaração, que estabeleceu as bases para a definição de desenvolvimento sustentável, destacando ainda a responsabilidade de todos os cidadãos e todas as instituições para preservar e melhorar a qualidade do meio ambiente.

Como resposta à Conferência de Estocolmo, foi realizado, em 1975, pela Unesco, um Encontro Internacional de Educação Ambiental, em Belgrado, e o dia 26 de janeiro foi adotado, então, para celebrar o “Dia Mundial da Educação Ambiental”, embora não exista uma definição oficial da data.

A “Carta de Belgrado” é o primeiro marco para a Educação Ambiental, trazendo recomendações e orientações que ainda são muito atuais, destacando a relação entre os sistemas econômicos, políticos e sociais com o meio ambiente, a exemplo deste trecho:

“É absolutamente vital que os cidadãos de todo o mundo insistam a favor de medidas que darão suporte ao tipo de crescimento econômico que não traga repercussões prejudiciais às pessoas; que não diminuam de nenhuma maneira as condições de vida e de qualidade do meio ambiente. É necessário encontrar meios de assegurar que nenhuma nação cresça ou se desenvolva às custas de outra nação, e que nenhum indivíduo aumente o seu consumo às custas da diminuição do consumo dos outros.”

 Em 1977, a UNESCO, em parceria com o Programa de Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas, promoveu a Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental, em Tbilisi, resultando na Declaração de Tbilisi, que definiu os objetivos e características da Educação Ambiental, indicando, ainda, as estratégias a serem adotadas no campo nacional e internacional, as quais embasaram documentos técnicos e a legislação brasileira. No documento oficial da Conferência, estão estabelecidos finalidades, objetivos, princípios e estratégias para a promoção da Educação Ambiental. Na Conferência, também foi consolidado o Programa Internacional de Educação Ambiental da Unesco (PIEA), de 1975 (Belgrado (Iugoslávia) – Encontro Internacional em Educação Ambiental), que formulou os seguintes princípios orientadores: a Educação Ambiental deve ser continuada, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais e voltada para os interesses nacionais.

Segundo a Declaração de Tbilisi, é importante destacar que a Educação Ambiental: deve adotar um enfoque global, mas, ao mesmo tempo, dirigida à comunidade, para despertar o interesse em cada indivíduo na participação da solução de problemas ambientais e de iniciativas para a construção de um futuro melhor; deve ser contínua e permanente, acompanhando as mudanças constantes de nosso mundo em rápida evolução; deve abranger pessoas de todas as idades e todos os níveis de ensino, no âmbito formal e não formal.

A Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), instituída, em 1981, pela Lei nº 6.938, inclui a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, com o objetivo de capacitar as pessoas para participarem ativamente na defesa do meio ambiente. Em seguida, a Constituição Federal, de 1988, estabelece, no inciso VI, do art. 225, a necessidade de “promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.

Em 1992, durante o II Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, foi criada a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), e elaborado o “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”, como carta de princípios aprovada por entidades e educadores, de todo o mundo, durante o Fórum Global 92, ocorrido paralelamente à Conferência da ONU (ECO-92), na I Jornada Internacional de Educação Ambiental. Esse Tratado reconhece a Educação Ambiental como um processo dinâmico, em permanente construção, orientado por valores baseados na mobilização e na transformação social. Nesse mesmo ano, foi elaborada a “Carta Brasileira de Educação Ambiental”, que aponta a necessidade de capacitação na área.

Saiba mais sobre o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/tratado-de-educacao-ambiental-para-sociedades-sustentaveis-e-responsabilidade-global/

No ano de 1994, devido à promulgação da Constituição Federal, de 1988, e dos compromissos internacionais assumidos com a Conferência do Rio, foi criado o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), pela Presidência da República. Elaborada pelo MEC/MMA/MINC/MCT, com o objetivo de “capacitar o sistema de educação formal e não-formal, supletivo e profissionalizante, em seus diversos níveis e modalidades”, o ProNEA já está em sua 6ª edição, de 2023.

Saiba mais sobre o ProNEA em: https://salasverdes.mma.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/Pronea-Digital-final.pdf

Em 1999, foi aprovada a Lei nº 9.795, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e, em junho de 2002, a citada lei foi regulamentada pelo Decreto nº 4.281, que define a composição e as competências do Órgão Gestor da PNEA, lançando, assim, as bases para sua execução.

A Educação Ambiental, segundo a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, Lei n° 9.795/99, é entendida como:

“(…) os processos, por meio dos quais, o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

 A humanidade está passando por um momento crítico, pois os problemas ambientais provocados por ações humanas, já estão e continuarão provocando um grande impacto na vida das pessoas. Portanto, a Educação Ambiental é essencial para a formação de uma sociedade capaz de produzir transformações positivas. É primordial inserir a Educação Ambiental nas escolas e na vida de todas as pessoas, de todas as idades e formações, com o objetivo de qualificar e capacitar estudantes e formar cidadãos com pensamento crítico, para que saibam se posicionar em relação às questões que envolvem a relação com o meio ambiente e que, certamente, impactarão a sociedade, em especial as pessoas mais vulneráveis. Aprimorar as competências e habilidades das pessoas com informações de qualidade e processos formativos, ou seja, por meio da Educação Ambiental, é garantir que as questões ambientais não sejam negligenciadas e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.

 

Saiba mais:

O que é Educação Ambiental? https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2023/06/o-que-e-educacao-ambiental/

 

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Texto: Rachel Azzari e Denise Scabin – CEA/SEMIL

Gestão de conteúdo, planejamento e arte: Cibele Aguirre – CEA/ SEMIL

 

 

 

Referências

 LEI N° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm
LEI Nº 12.780, de 30 de novembro de 2007. Institui a Política Estadual de Educação Ambiental. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2007/lei-12780-30.11.2007.html
MEC. Carta de Belgrado. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CBelgrado.pdf
MEC. Um pouco da História da Educação Ambiental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/historia.pdf
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. A Implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília – DF, 1998.
MMA. ProNEA. Brasília, 2023. Disponível em: https://salasverdes.mma.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/Pronea-Digital-final.pdf
PLANALTO. CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

12 Respostas para “26 de janeiro – Dia Mundial da Educação Ambiental”

  1. LUIZ ANTONIO CARVALHO E SILVA BRASI disse:

    Parabéns pela iniciativa e qualidade da informação que veio a mim no momento certo, isto é, quando pesquisava uma data importante para agendar uma reunião entre jovens estudantes INTERACTIANOS e o Presidente da Fundação Agëncia PCJ para tratarmos do assunto Educação Ambiental. Sou LUIZ BRASI, Presidente da Subcomissão de Recursos Hídricos do Rotary International, Distrito-4590, e o represento junto aos CBH-PCJ. Como grande parceira no Projeto “Meu Clube ADOTA um RIO” temos a Rotariana e Profa.Elisangela Barreto da Diretoria Regional de Ensino de Campinas e Região.
    PARABÉNS

    1. Rachel - Portal de Educação Ambiental disse:

      Olá, Luiz! Seja muito bem-vindo ao Portal de Educação Ambiental! Ficamos muito felizes por termos contribuído com o que você precisava! Parece que, pela temática e importância da reunião, o Dia Nacional da Educação Ambiental é mesmo uma data bem oportuna! =o) Agradecemos a você e toda a equipe do Rotary Distrito-4590, ao CBH-PCJ e à professora Elisangela Barreto pelas congratulações e pela visita ao Portal, e aproveitamos para convidá-los a compartilhar aqui no Calendário a realização deste evento, e a conhecer outras áreas do Portal!
      Um abraço sustentável com votos de excelente encontro!

  2. Ana Lucia Floriano Rosa Vieira disse:

    Boa noite!
    Incrivelmente, eu estava pesquisando para realizar uma palestra para os INTERACTIANOS, justamente encomendada pelo Sr. LUIZ BRASI (querido membro da família PCJ), me deparei com este qualificado conteúdo, ao beber da fonte constatei que o texto foi elaborado por Rachel Azzari (estimada). Não me causou surpresa, pois a conheço suficiente para entender tal brilhantismo na explanação do tema.
    Aproveito para manifestar minha gratidão pelo seu empenho para nossa EA, por sua vez me sentir ainda mais honrada pelo convite do Brasi, por me deparar que ele bebe de fontes de excelência para aprofundamento da EA. Que alegria!!!! Agradecida:) nada, de fato, é por acaso 🙂

    1. Rozélia de Medeiros - Portal de Educação Ambiental CEA disse:

      Boa tarde, estimada Ana Lucia!

      Para nós é uma grande satisfação contribuir com seu trabalho!

      Agradecemos seus cumprimentos e parceria nesta importante tarefa da Educação Ambiental!

      Abraços! 🙂

  3. Rosa L. Melo disse:

    Olá! Sou professora de Ciências da escola pública estadual no Piauí, estou desenvolvendo um projeto voltado à educação Ambiental para aplicar aos meus alunos e achei riquíssimo esse calendário ambiental. com certeza vai enriquecer meu trabalho. Parabéns!!

    1. Rozélia de Medeiros - Portal de Educação Ambiental CEA disse:

      Cara Rosa, boa tarde!

      Bem vinda ao Portal de EA!

      É com imensa alegria que chegamos até você aí no Piauí! Obrigada pela oportunidade de contribuir com sua missão.

      Esperamos que você aproveite as muitas outras áreas do nosso Portal. Em breve pretendemos disponibilizar uma área direcionada ao professores do ensino fundamental e médio. Dê uma espiadinha de vez em quando ;)!

      Abraços! 🙂

  4. Arlete Alves disse:

    Obrigada pelo conteúdo!
    Meu nome é Arlete Alves, sou Engenheira Ambiental e trabalho em uma obra de duplicação de rodovia em Siqueira Campos/PR.
    Estou sempre antenada no calendário ambiental pois organizo pelo menos duas atividades de Educação Ambiental todos os meses com os trabalhadores da obra.

    E a atividade de amanhã será exatamente sobre Educação Ambiental.

    Desejo um excelente ano para todos!

    1. Rozélia de Medeiros - Portal de Educação Ambiental CEA disse:

      Olá Arlete, boa tarde!

      Bem-vinda ao Portal de EA!

      Excelente para nós que se amplie o alcance de nosso Portal para outros públicos!

      Agradecemos a oportunidade de contribuir para a sua importante missão de levar a Educação Ambiental a lugares onde não é muito presente.

      Abraços sustentáveis! 😉 🙂

  5. Tereza Bem disse:

    Acho esse tema muito relevante para os dias atuais.
    Precisamos estar sempre com o pensamento de como posso contribuir para a disseminação do conhecimento em relação a Educação Ambiental.
    O que torna mais difícil, mas não impossível, é a educação andragógica.
    Despertar esse olhar para que o adulto tome consciência sobre seu papel meio ambiente é desafiador.
    Confesso que poucas são as bibliografias/artigos científicos focados nessa área.
    Caso possam informar aqui, gostaria de sugestões de acervo sobre a educação ambiental para adultos.
    Aproveitando a oportunidade, gostaria de agradecer pela iniciativa. Parabéns!!

    1. Rozélia Medeiros - Portal de Educação Ambiental CEA disse:

      Olá Teresa!
      Bem-vinda ao Portal de Educação Ambiental!

      A especificidade da educação de adultos, em geral, ganha ainda mais relevância na educação ambiental, pois como sabemos, mudar hábitos de condutas em sociedade e culturais é extremamente difícil, ainda mais a medida em que se consolidam ao longo da vida – como é o caso da competência da educação andragógica.

      Neste sentido, sugerimos duas fontes de leitura – o artigo ‘Andragogia: O que é, Objetivos e Técnicas’ , da FIA – Fundação Instituto de Administração – (https://fia.com.br/blog/andragogia/#:~:text=Para%20a%20Andragogia%2C%20a%20experi%C3%AAncia,disseminado%20de%20maneira%20mais%20madura) e a Biblioteca de Educação Ambiental do ICMBio – (https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/biblioteca/educacao-ambiental.html).

      Agradecemos muito seu interesse e cumprimentos!

      Abs! ?

  6. Luiz Fernando de Eiroz Brites disse:

    Parabéns a todos que contribuíram e ainda contribuem pela elaboração e manutenção desse Portal de Educação Ambiental, importante instrumento de cidadania, disponível ao público para, querendo, possa fazer a sua parte, às presentes e futuras gerações. E hoje, hoje é dia 26 de janeiro de 2024, Dia Mundial da Educação Ambiental!

    1. Denise Scabin - Equipe do Portal de Educação Ambiental - CEA/SEMIL disse:

      Prezado Sr. Luiz Fernando,
      Como vai?
      Dia 26 de janeiro foi um dia muito especial para a equipe do Portal de Educação Ambiental, o Dia que celebramos a Educação Ambiental!
      A Educação Ambiental é a esperança de um mundo melhor para as presentes e futuras gerações. E mensagens como a sua são nossa inspiração e motivação para continuarmos na luta pela proteção ambiental.
      Agradecemos muito sua congratulação e participação.

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