Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
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(EF05CI02) |
Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água, para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). |
(EF05CI03) |
Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. |
(EF05CI04) |
Identificar os principais usos da água e de outros recursos naturais, nas atividades cotidianas, para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos. |
(EF07GE07) |
Analisar a apropriação dos recursos hídricos em diferentes sociedades, avaliando os impactos ambientais decorrentes de seu uso. |
(EF09GE10) |
Avaliar os impactos ambientais e sociais do uso de diferentes fontes de energia e de recursos hídricos, propondo alternativas de uso sustentável. |
Objetivos de aprendizagem |
- Reconhecer a importância dos recursos hídricos para a vida, a economia e o bem-estar da sociedade.
- Identificar os principais desafios ambientais enfrentados pelo Rio Tietê.
- Relacionar a realidade do Rio Tietê com o contexto local (rios, córregos, nascentes e mananciais do município).
- Desenvolver senso crítico e criativo, por meio da produção de cartazes e campanhas de sensibilização.
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Metodologia / Proposta Pedagógica |
1. Sensibilização |
- Apresentação dos cartazes sobre o Rio Tietê (história e importância, desafios, ações do governo e papel da sociedade).
- Conversa guiada: quais aspectos mais chamaram a atenção dos estudantes? Existem situações semelhantes na cidade onde vivem?
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2. Discussão |
- Sugestão para debate em grupos sobre:
- Como o Rio Tietê influencia a vida dos paulistas?
- Quais problemas ambientais aparecem também no município (ex.: lixo nos córregos, enchentes, assoreamento)?
- Registro em quadro das ideias levantadas.
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3. Atividade Prática |
- Proposta de produção criativa em grupos:
- Elaboração de um novo cartaz sobre a importância e papel da sociedade na preservação do Rio Tietê.
Caso o município não seja muito próximo ao Tiete, pode-se adaptar a proposta:
- Criação de uma campanha de comunicação, com cartazes, para alertar sobre os cuidados com os recursos hídricos, no município/localidade
- Os estudantes devem utilizar elementos como:
- Importância dos recursos hídricos no município.
- Principais problemas enfrentados.
- Ações de preservação e recuperação.
- O papel da comunidade local.
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4. Socialização |
- Exposição dos cartazes na escola ou publicação em mural digital/redes sociais da instituição.
- Debate final: como cada um pode contribuir para a preservação dos recursos hídricos?
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Orientações |
O Rio Tietê é um dos principais rios do estado de São Paulo. Ele nasce na Serra do Mar, no município de Salesópolis, a apenas 22 quilômetros do oceano, porém, apesar dessa proximidade, ele corre para o interior por mais 1.100 km, até desaguar no rio Paraná, no município de Itapura, após ter atravessado 62 municípios paulistas. Ao mesmo tempo em que desempenha funções fundamentais para o desenvolvimento econômico, social e cultural, enfrenta sérios desafios ambientais, que refletem o impacto da ação humana e a necessidade urgente de políticas públicas e de mobilização social.
Os cartazes elaborados para esta proposta didática formam uma sequência visual e narrativa, que permite compreender o Tietê em quatro dimensões complementares: sua importância, seus desafios, as ações de recuperação e o papel da sociedade. |
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Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental |
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Plano de aula: Lara Chacon – DEA/SEMIL