26/09/2025

 

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Ciências da Natureza

(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água, para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
(EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros recursos naturais, nas atividades cotidianas, para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Geografia

(EF07GE07) Analisar a apropriação dos recursos hídricos em diferentes sociedades, avaliando os impactos ambientais decorrentes de seu uso.
(EF09GE10) Avaliar os impactos ambientais e sociais do uso de diferentes fontes de energia e de recursos hídricos, propondo alternativas de uso sustentável.
 
 
Plano de Aula
Objetivos de aprendizagem
  • Reconhecer a importância dos recursos hídricos para a vida, a economia e o bem-estar da sociedade.
  • Identificar os principais desafios ambientais enfrentados pelo Rio Tietê.
  • Relacionar a realidade do Rio Tietê com o contexto local (rios, córregos, nascentes e mananciais do município).
  • Desenvolver senso crítico e criativo, por meio da produção de cartazes e campanhas de sensibilização.
Metodologia / Proposta Pedagógica
1. Sensibilização
  1. Apresentação dos cartazes sobre o Rio Tietê (história e importância, desafios, ações do governo e papel da sociedade).
  2. Conversa guiada: quais aspectos mais chamaram a atenção dos estudantes? Existem situações semelhantes na cidade onde vivem?
2. Discussão
  1. Sugestão para debate em grupos sobre:
    1. Como o Rio Tietê influencia a vida dos paulistas?
    2. Quais problemas ambientais aparecem também no município (ex.: lixo nos córregos, enchentes, assoreamento)?
  2. Registro em quadro das ideias levantadas.
3. Atividade Prática
  1. Proposta de produção criativa em grupos:
    1. Elaboração de um novo cartaz sobre a importância e papel da sociedade na preservação do Rio Tietê.
      Caso o município não seja muito próximo ao Tiete, pode-se adaptar a proposta:
    2. Criação de uma campanha de comunicação, com cartazes, para alertar sobre os cuidados com os recursos hídricos, no município/localidade
  2. Os estudantes devem utilizar elementos como:
    1. Importância dos recursos hídricos no município.
    2. Principais problemas enfrentados.
    3. Ações de preservação e recuperação.
    4. O papel da comunidade local.
4. Socialização
  1. Exposição dos cartazes na escola ou publicação em mural digital/redes sociais da instituição.
  2. Debate final: como cada um pode contribuir para a preservação dos recursos hídricos?
 
Orientações
O Rio Tietê é um dos principais rios do estado de São Paulo. Ele nasce na Serra do Mar, no município de Salesópolis, a apenas 22 quilômetros do oceano, porém, apesar dessa proximidade, ele corre para o interior por mais 1.100 km, até desaguar no rio Paraná, no município de Itapura, após ter atravessado 62 municípios paulistas. Ao mesmo tempo em que desempenha funções fundamentais para o desenvolvimento econômico, social e cultural, enfrenta sérios desafios ambientais, que refletem o impacto da ação humana e a necessidade urgente de políticas públicas e de mobilização social.

Os cartazes elaborados para esta proposta didática formam uma sequência visual e narrativa, que permite compreender o Tietê em quatro dimensões complementares: sua importância, seus desafios, as ações de recuperação e o papel da sociedade.

 

✏️ Vai trabalhar o tema com
seus alunos?

👉 Acesse o plano de aula desse cartaz
📖 Leia o texto completo que
deu origem a este cartaz:

👉 Acesse aqui o conteúdo completo
🖨️ Quer imprimir e
compartilhar?
👉  Baixe o cartaz em PDF

 

 

✏️ Vai trabalhar o tema com
seus alunos?

👉 Acesse o plano de aula desse cartaz
📖 Leia o texto completo que
deu origem a este cartaz:

👉 Acesse aqui o conteúdo completo
🖨️ Quer imprimir e
compartilhar?
👉  Baixe o cartaz em PDF

 

 

✏️ Vai trabalhar o tema com
seus alunos?

👉 Acesse o plano de aula desse cartaz
📖 Leia o texto completo que
deu origem a este cartaz:

👉 Acesse aqui o conteúdo completo
🖨️ Quer imprimir e
compartilhar?

👉  Baixe o cartaz em PDF

 

 

✏️ Vai trabalhar o tema com
seus alunos?

👉 Acesse o plano de aula desse cartaz
📖 Leia o texto completo que
deu origem a este cartaz:

👉 Acesse aqui o conteúdo completo
🖨️ Quer imprimir e
compartilhar?

👉  Baixe o cartaz em PDF

 

 

 

Veja também o que já foi publicado sobre esse assunto no
Portal de Educação Ambiental

Faça parte do Watsapp do Portal e fique por dentro do que
Acontece no Portal de EA

 

 

____________________________________________

Plano de aula: Lara Chacon – DEA/SEMIL