19/03/2015

Piracaia

Piracaia

 

A proteção dos mananciais no estado é o objeto de mais uma iniciativa do governo de São Paulo. Nesta sexta-feira (20), às 10h30, antevéspera do dia Mundial da Água (22), o governador Geraldo Alckmin e a secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, participam do plantio de mudas de espécies nativas em área ciliar degradada no Sítio Beira-Rio, no município de Piracaia.

O gesto inicia simbolicamente o primeiro projeto de restauração ecológica do Programa Nascentes, o ‘Piracaia I’. Serão semeadas mudas em 10,22 hectares de áreas ciliares em seis propriedades rurais próximas à Represa da Cachoeira, um dos grandes reservatórios do Sistema Cantareira.

Piracaia se situa na Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba/Capivari/Jundiaí (Bacia PCJ). A meta inicial do ‘Nascentes’ é restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger seis mil quilômetros de cursos-d’água com investimentos públicos e privados.

As ações são voltadas às bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes.

Beira-Rio

O Sítio Beira-Rio fica na Estrada Municipal Franco Montoro, km 1, a três quilômetros de distância do centro de Piracaia. O plantio de mudas ocorrerá às margens do Rio Cachoeira. Os recursos para o custeio do Projeto Piracaia I são provenientes de pagamento de passivo ambiental, de R$ 35 mil por hectare.

A programação inclui a assinatura de decreto pelo governador que destina recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, para sistemas de captação de água de chuva e de reúso da água em equipamentos públicos, por meio de convênios com as prefeituras.

Cartilha

Você pode baixar a cartilha do Programa Nascentes acessando o link: Cartilha