23/03/2015

Apresentação teatral sobre água

Apresentação teatral sobre água

 

Os frequentadores do Parque Villa-Lobos lotaram as tendas de educação ambiental montadas neste domingo (22) em comemoração ao Dia Mundial da Água.

As oficinas de teatro, cinema, cultura, contação de histórias atraíram um público de todas as idades confirmando o êxito da iniciativa do governo do Estado, por meio das secretarias do Meio Ambiente Saneamento e Recursos Hídricos e de Saúde.

Além de opiniões favoráveis, a programação direcionada tanto para adultos quanto para crianças alcançou seu objetivo – conscientizar os visitantes sobre a importância do uso racional da água.

O quanto a água é essencial? Por que proteger os mananciais? Como a poluição afeta os peixes? Foram algumas das indagações que levaram as pessoas a refletirem sobre o valor da água para o planeta, além de evitar o desperdício.

Esses, aliás, foram os temas dos curtas-metragens de educação ambiental exibidos na tenda Cinema, e também das dicas de economia de água.

Por sinal, a criançada se divertiu com as histórias contadas pela escritora Patrícia Secco, na tenda principal, e também com a distribuição gratuita de livros infantis da autora.

‘Ciência em Show’ foi outra atividade que despertou o interesse dos visitantes apresentada pelos cientistas Wilson, Gerson e Daniel, professores licenciados em física da USP.

A secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias; o secretário adjunto, Marcelo Sodré; coordenadores da SMA e o presidente da Cetesb, Otávio Okano, estiveram no Parque Villa-Lobos.

Visitaram o laboratório móvel de análises de água da Cetesb, ouviram explicações dos técnicos e conheceram equipamentos e materiais empregados no trabalho especializado da agência ambiental paulista.

A secretária ainda conversou com a contadora interativa de histórias Selma Maria, autora do livro ‘ABC da Água’ e protagonista da atividade itinerante, em forma de charada e com uso de uma boneca fantoche.

Outras tendas visitadas: ‘Mar, Água Viva, exposição do fotógrafo Fernando Moussali; ‘Dengue’, da Sucen, sobre os cuidados necessários contra a doença; e ‘Proteja os mananciais’.

Mais: equipamentos do Pura Móvel (Programa de Uso Racional de Água), maquetes de mata ciliar e a apresentação teatral “Não adianta chorar a água derramada”.

23032