
02/04/2015

O peixe mero, ameaçado de extinção, é uma das espécies protegidas no entorno do PEIA – foto: Kadu Pinheiro
Três infratores autuados e apreensão do material de pesca. Esse foi o resultado da fiscalização realizada nos dias 28 e 29 de março, no entorno do Parque Estadual Ilha Anchieta, para coibir a pesca em áreas proibidas. A ação foi empreendida pela Fundação Florestal (FF), em parceria com a Polícia Ambiental.
As cercanias do parque são pontos de exclusão de pesca federal em sobreposição com a Área de Proteção Marinha do Litoral Norte. As três pessoas autuadas praticavam pesca subaquática no local. Foram lavrados cinco autos de infração e todo o material de pesca apreendido: barco, arpões, roupas de neoprene, máscaras e nadadeira.
Os infratores responderão por crime ambiental, por pescarem em local proibido e por exercerem essa atividade sem a devida autorização. Diante disso, após a realização de laudo técnico que atestará o nível de gravidade do dano ambiental, poderão pagar multa com valor de até R$ 100 mil.
A operação foi planejada de acordo com o Sistema Integrado de Monitoramento Marinho (SIM-MAR), com a contribuição dos seguintes órgãos: Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente; Parque Estadual da Ilha Anchieta; Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte; e Policia Ambiental Marítima.